Gauri Gill, uma fotógrafa que há duas décadas registra imagens de pessoas em situação de pobreza, em vilarejos da área rural e no deserto do Rajastão, ao norte da Índia, foi anunciada vencedora da edição 2023 do Prix Pictet, prêmio internacional de fotografia e sustentabilidade, considerado um dos mais importantes da atualidade. A organização do prêmio, que nesta 10ª edição teve o tema “Humano”, havia divulgado uma lista com ensaios dos 12 fotógrafos finalistas de 11 países, selecionados por um júri independente nomeado pelo grupo financeiro Pictet, com sede na Suíça, que criou a premiação em 2008. O prêmio é entregue a cada dois anos e, em seguida à premiação, há uma extensa programação itinerante que inclui exposições e eventos paralelos com conferências, cursos, debates e mostras audiovisuais em 10 países.
O
ensaio vencedor do Prix Pictet, “Notes from the Desert” (Notas do
Deserto), reúne uma série de fotografias em preto e branco com
pouco contraste, o que dá a elas um tom envelhecido, com uma temática na qual Gauri
Gill trabalha desde 1999 e
se concentra em
pessoas das
escolas rurais do Rajastão, na Índia. A fotógrafa define seu
trabalho como “escuta ativa” sobre
comunidades
marginalizadas para representar o espectro de suas vidas. No
dossiê de imprensa da premiação, Gauri
Gill faz um relato comovente sobre a pobreza e sobre as dificuldades
da região e
declara que
sua meta foi
dar continuidade ao trabalho de fotógrafos que admira. Ela
cita três mestres como suas maiores influências: o
norte-americano Alfred Stieglitz (1864-1946); o alemão August Sander
(1876-1964); e Robert Frank (1924-2019), nascido na Suíça. Os três
são referências na história da fotografia por seus célebres
portifólios
com retratos de pessoas comuns e pela aproximação com as causas
sociais.
Pessoas do deserto: acima, a fotógrafa Gauri Gill na cerimônia de premiação do Prix Pictet, em Londres, em 28 de setembro de 2023. No alto e abaixo, Urma e Nimli, duas meninas da escola do distrito de Lunkaransar. Também abaixo, Sumri, filha do pastor de cabras no distrito de Barmer; e outras fotografias do ensaio premiado de Gauri Gill |
Na última edição da premiação, em 2021, que teve como tema “Fire” (Fogo), a vencedora foi a norte-americana Sally Mann, com uma série de fotografias, também em preto e branco, sobre incêndios florestais no estado da Virgínia, na região sudeste dos Estados Unidos. Intitulada “Blackwater, 2008-2012”, a série de fotografias de Sally Mann registrou imagens do que restou depois da destruição pelo fogo nos pântanos da Virgínia, mesma região que foi devastada e incendiada nos séculos passados por fazendeiros em busca de seus escravos fugitivos que tinham aquele território selvagem como refúgio e esconderijo. Sally Mann usou equipamentos e técnicas que eram usados nos primeiros tempos da fotografia, no século 19 (veja também Semióticas – Imagens de fogo e revolta).
Desigualdade social e crise ambiental
Gauri
Gill, a
fotógrafa
premiada
na edição 2023, recebeu um prêmio em dinheiro equivalente a US$ 109
mil e terá seu trabalho editado em um fotolivro de luxo, além
do destaque na exposição itinerante que estará aberta ao público
no Victoria & Albert Museum, em Londres, até 22 de outubro, e
que depois deverá seguir para outras capitais de vários
países. Nesta edição, o Prix Pictet também anunciou a novidade de uma premiação
pela escolha do público (People’s Choice Award), com votações
pelo site oficial do prêmio que também apresenta todas as
fotografias dos 12 ensaios pré-selecionados (veja o link no final desta postagem). A votação está
aberta e
o resultado será anunciado no
encerramento da exposição em
Londres.
Pessoas do deserto: acima, Jannat, menina da escola de Barmer. Abaixo, Hanuman Nath com seus filhos na cerimônia do Holi Day, em Lunkaransar. Também abaixo, paciente em um exame médico no posto de saúde mantido pelo governo em Barmer |
No dossiê de imprensa, Isabelle von Ribbentrop, diretora executiva da premiação, explica que, neste nosso mundo que enfrenta desafios sem precedentes, desde a desigualdade social às crises ambientais, era crucial que o Prix Pictet virasse a lente para a própria humanidade. “O tema Humano fornece uma plataforma de possibilidades sobre as complexidades, vulnerabilidades e pontos fortes da condição humana. Permite aos artistas capturar e comunicar as histórias de indivíduos e de comunidades”, ressalta. Vulnerabilidade, de fato, parece ser o tema central da condição humana nas imagens de Gauri Gill. Ela revela que começou a fotografar as escolas das vilas do Rajastão em abril de 1999, depois de presenciar uma cena que a deixou emocionada: uma menina pequena sendo violentamente espancada na sala de aula pela professora.
Territórios do deserto
“Depois de assistir aquela cena chocante, que parecia normal para todos que estavam presentes, retornei a Delhi e propus a um jornal onde trabalhei a realização de uma fotorreportagem sobre como era ser uma menina em uma escola de aldeia, mas me disseram que minha pauta carecia de interesse para que os leitores urbanos pudessem se identificar. Então decidi começar o trabalho por conta própria e comecei a viajar pelas escolas da zona rural e pelos territórios do deserto, pelos distritos de Jaipur, Jodhpur, Osiyan, Bikaner, Barmer, Phalodi, Baran e Churu, fotografando crianças e adultos, principalmente nas pequenas aldeias e nos vilarejos. Este trabalho já dura mais de duas décadas e uma seleção das imagens formam este ensaio agora premiado”, recorda Gauri Gill.
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Pessoas do deserto: acima, Izmat, moradora de Barmer. Abaixo, Jogiyon ka Dera, morador de Lunkaransar; e um momento de lazer que resultou em um flagrante surreal de pai e filha também em Lunkaransar |
Nascida em Delhi, em 1970, e com formação no curso superior pelo Delhi College of Arts, Gauri Gill reconhece que sua inspiração vem, principalmente, dos fotógrafos que admira, os mestres August Sander, Alfred Stieglitz e Robert Frank, pela ternura que cada um deles demonstrou ao registrar pessoas anônimas e quase sempre marginalizadas. Tendo como modelo de trabalho os portifólios dos três fotógrafos, ela explica que começou organizando as fotografias das escolas como se fossem álbuns de família, e que depois de anos de trabalho viajando pelas áreas rurais acabou formando laços afetivos com vários personagens que fotografou e reencontrou tempos depois. Nos últimos anos ela também fez viagens internacionais a trabalho e suas fotos foram publicadas em veículos importantes de imprensa, como o jornal inglês The Guardian.
Arte e fotojornalismo
Uma
de suas séries fotográficas de Gauri
Gill que tiveram repercussão foi “The
Americans”, registro de sua primeira viagem aos Estados Unidos, com
fotografias que tentam estabelecer um diálogo com a célebre obra
homônima de Robert Frank que teve grande
destaque, com exposições e um
fotolivro publicado no
final dos anos 1950, com texto de apresentação do escritor Jack
Kerouac. Na versão de Gauri Gill para “The Americans”, ela
fotografou apenas os
remanescentes de povos indígenas, nas aldeias das áreas rurais e na
periferia das grandes cidades, em cenas de trabalho da
vida urbana e também nos rituais que
celebram e recordam seus antepassados dizimados pelos
colonos na ocupação do território.
(no detalhe à esquerda da foto) na imensidão do
deserto do Rajastão. Abaixo, Mir Hasan com seu
e a fotógrafa em um autorretrato.
Também abaixo, o cartaz na abertura da
exposição do Prix Pictet 2023 no Victoria &
Albert Museum em Londres; uma das fotografias
em destaque na exposição; duas fotografias da
série publicada no fotolivro "Atos de aparência";
a fotógrafa Gauri Gill em Delhi, na Índia; uma
imagens do fotolivro "Campos de Visão", que
reúne fotografias de Gauri Gill e intervenções
Durante a temporada em que morou nos Estados Unidos, Gauri Gill também fez cursos de pós-graduação na Parsons School of Design, em Nova York, e na Stanford University, na Califórnia. Recentemente, ela publicou dois fotolivros pela Patrick Frey Editions com seleções de seu trabalho nas últimas décadas, "Acts of Appearance" (Atos de aparência), de 2022, sobre artistas populares da Índia que produzem máscaras e objetos de papel machê para festas tradicionais, e “Fields of Sight" (Campos de visão), de 2023, em parceria com o artista indiano Warli Rajesh Vangad, com retratos de paisagens ligadas a rituais sagrados e a histórias míticas da Índia. Ela também teve diversas exposições de suas fotografias em museus dos Estados Unidos e na Europa, incluindo participações na Documenta de Kassel, na Alemanha, e na Bienal de Veneza, na Itália.
Atualmente Gauri Gill vive exclusivamente de seu trabalho como fotógrafa. Em Delhi, onde mora, ela fundou em 2006 uma revista mensal editada no formato tradicional, em papel, e também na versão on-line, dedicada a divulgar a obra de fotógrafos profissionais e de iniciantes. O nome da revista é “Camerawork Delhi”, em homenagem ao lendário “Camera Work”, jornal de vanguarda fundado por Alfred Stieglitz em Nova York que teve 50 edições, entre 1903 e 1917, e que se tornou a primeira grande referência da fotografia como arte.
por
José Antônio Orlando.
Como citar:
Para uma visita virtual à exposição do Prix Pictet 2023, clique aqui.
Bacana demais! Beleza de matéria, de texto, de imagens, de contexto para todas as informações e todas as imagens. Muito obrigada por me apresentar esta fotógrafa maravilhosa. Parabéns por tudo neste blog Semióticas.
ResponderExcluirSusana Pagliato
Acho surpreendentes todas as postagens que encontro nesse blog Semióticas. Todas são uma maravilha completa, uma beleza.
ResponderExcluirSó agradeço.
Jesse Gadelha
Mais uma postagem excelente, como todas as outras que encontrei neste Blog Semióticas. Parabéns pelo alto nível.
ResponderExcluirBruno Fernandes
Emocionada.
ResponderExcluirMais uma postagem muito linda deste maravilhoso Blog Semióticas que vale por uma aula.
Parabéns pela qualidade impressionante do conteúdo.
Muito obrigada por compartilhar.
Silvia Fernandes
Uma beleza de postagens e de fotos. Muito bom mesmo. Meus parabéns pelo alto nível do blog Semióticas e muito obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirWilmar Machado de Souza
Maravilhosa fotógrafa que eu não conhecia.
ResponderExcluirCada visita a este blog Semióticas é um espetáculo.
Parabéns demais.
Sheila Domingues
Muito obrigado por compartilha estas imagens lindas e estas histórias que inspiram a gente e elevam o espírito. Estas fotografias de Gauri Gill, que eu não conhecia, tem alguma coisa que me fazem lembrar de alguns fotógrafos brasileiros como Sebastião Salgado e Araquém Alcântara, mas ela leva o foco das imagens mais para o elemento humano e menos para a natureza, o que ressalta um estilo muito forte e muito pessoal.
ResponderExcluirAmei a descoberta. Parabéns de novo por tudo neste blog Semióticas que é sensacional e por sua generosidade em compartilhar beleza e sabedoria.
Luis Antonio Nascimento