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27 de fevereiro de 2023
Arte moderna na Ucrânia
Não
sei como será a Terceira Guerra Mundial.
Mas
a Quarta, com toda certeza, será com paus e pedras.
––Albert
Einstein em 1945.
A questão da arte moderna na
Ucrânia é uma questão política – assim como é política
qualquer questão sobre arte em qualquer circunstância. Na
Ucrânia, a evolução da arte foi especialmente marcante na década de
1920, época da entrada do país na União Soviética, com artistas que influenciaram de maneira definitiva a arte moderna no
Ocidente, em várias frentes, mas assim como toda a população ucraniana, muitas obras estão ameaçadas de destruição com a guerra iniciada em fevereiro de 2022 – um
conflito de grandes proporções que já matou milhares de civis e militares e já é considerado como o maior
confronto militar ocorrido na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Como
estratégia emergencial, uma seleção dos acervos da arte moderna da
Ucrânia foi reunida, com apoio de museus e de colecionadores, e
transportada até o Museu Thyssen-Bornemisza, da Espanha, para a
exposição “En el ojo del huracán: vanguardia en Ucrânia,
1900-1930” (O olho do furacão: vanguarda na Ucrânia). Outras
ações de resgate e preservação de obras de arte em áreas de
bombardeios foram organizadas por historiadores e técnicos de museus
da Ucrânia e de outros países em um fórum on-line coordenado pelo historiador Kilian Heck, da Universidade de
Greifswald, da Alemanha, com apoio da Aliança Internacional
para Proteção de Patrimônio em Áreas de Conflito (Aliph), sediada
em Genebra, Suíça. Uma
das ações resgatou 16 peças de arte sacra
bizantina, com cerca de 1.500 anos, que estavam no
Museu Nacional de Arte Bohdan e Varvara Khanenko, de Kiev, e foram levadas para o Museu do Louvre, em Paris.
A
guerra, que oficialmente teve início com a invasão da Ucrânia pelas tropas militares da Rússia, no final de fevereiro de 2022, na
verdade começou bem antes, com a ascensão ao poder político de
grupos de orientação fascista e armamentista na Ucrânia a partir do período entre 2013 e
2014, com a escalada de grandes e violentos protestos urbanos que na época foram chamados de Euromaidan ou Primavera Ucraniana. Segundo maior país da Europa em área territorial (atrás apenas da Rússia, seu país vizinho, com o qual compartilha extensas fronteiras ao leste e ao nordeste), a Ucrânia em 2016 completou 25 anos de independência em relação à União
Soviética, mas seu destaque entre as maiores economias
do planeta vem se degradando de forma acelerada desde a separação.
Arte moderna na Ucrânia: no alto, Carrossel, pintura em óleo sobre tela de 1921, obra do artista Davyd Burliuk. Acima, trabalhadores e equipe técnica do Museu Nacional de Arte da Ucrânia preparam obras do acervo para serem transportadas para a Espanha. Abaixo, um retrato pintado no final da década de 1920 por Kostiantyn Yeleva; e Uma camponesa, pintura de 1910 de Volodymyr Burliuk. Todas as obras reproduzidas abaixo fazem parte do acervo reunido na exposição do Museu Nacional Thyssen-Bornemysza, da Espanha, nomeada como En el ojo del huracán: vanguardia en Ucrânia, 1900-1930
De
11ª economia do mundo, no final do século 20, a Ucrânia começou a
decair em potencial no novo século, assistindo a sucessivas pioras
de seu parque industrial, que era complexo e desenvolvido quando o país fazia parte da União Soviética. Desde a separação, aconteceram perdas radicais
em sua pauta de exportação, baseada em máquinas e produção de
bens de alto valor agregado, além da grande produção agrícola, e houve uma progressiva
ampliação da dependência de importações. Também em 2016, o PIB
(Produto Interno Bruto) da Ucrânia já estava muito abaixo do nível
que tinha antes do país separar-se da União Soviética, de acordo
com Moniz Bandeira (no livro “A desordem mundial”, editora Civilização
Brasileira), e a concentração de riqueza em setores restritos da
elite ucraniana atingia níveis impressionantes.
O
caos na Ucrânia tem acontecimentos que antecedem em alguns
anos a guerra iniciada em fevereiro de 2022. A partir de 2013, o governo decidiu suspender um acordo com a União Europeia e retomar sua aproximação com a Rússia. Desde então, grupos
fascistas identificados com a sigla Pravy Sector conseguiram
incendiar o país com grandes protestos urbanos que levaram à
deposição do governo, dando início a um estado de
terror. A calamidade gerou conflitos de guerra civil em várias
regiões do país, com políticos fascistas tomando o poder e com a
liberação sem restrições para o comércio de armas de fogo. A
crise teria um novo capítulo em 2019, com a surpreendente eleição de um comediante, Volodymyr
Zelensky, para presidente do país.
Arte moderna na Ucrânia: no alto, Adão e Eva, pintura em óleo sobre tela de 1912, obra do artista Wladimir Baranoff-Rossiné, e um esboço em aquarela sobre papel para um movimento coreográfico de Masks, da Escola de Dança Bronislava Nijinska, de Kiev, obra de 1919 de Vadym Meller. Abaixo, 1º de maio, pintura em óleo sobre tela de 1929 de Viktor Palmov; e Composição, pintura de 1919 de El Lissitzky
A
guerra premeditada
Muito
popular na Ucrânia por sua carreira de ator e comediante antes de entrar na política para concorrer ao cargo de presidente, Zelensky teve
uma trajetória com atuações em várias frentes, incluindo
espetáculos cômicos em teatro em que simulava tocar piano com o pênis, e
também programas de TV, em especial a série “Servo do povo”,
exibida em rede nacional de 2015 a 2018 como campeã de audiência. Na série de
ficção, Zelensky fazia o papel principal de presidente da
Ucrânia. Com o sucesso na TV, o grupo de Zelensky registrou um
partido político com o mesmo nome da série. Nas eleições
seguintes, em 2019, Zelensky despontou nas pesquisas como favorito e foi eleito presidente.
O
capítulo de Zelensky na Presidência da República da Ucrânia não foi tão imprevisível
como pode parecer. Com interesses muito próximos a
autoridades do Ocidente e a grandes conglomerados multinacionais, o novo presidente e seu partido Servo do Povo deram início a mudanças na legislação e aceleraram um completo rompimento com o governo russo, ao mesmo tempo que buscaram maior aproximação do país com a União Europeia e com a OTAN (Organização do Tratado do
Atlântico Norte), promovendo exercícios militares conjuntos com os norte-americanos no Mar Negro e nas fronteiras com a Rússia, o que na
prática sinalizava uma declaração de guerra.
Arte moderna na Ucrânia: no alto, A leiteira, pintura em têmpera sobre tela de 1922, obra do artista Mykhailo Boichuk; e Os inválidos, pintura em óleo sobre tela de 1924 de Anatol Petrytskyi. Abaixo, Afiando as serras, pintura de 1927 de Oleksandr Bohomazov; e o cineasta e teórico do cinema Dziga Vertov em ação, nas filmagens de O homem com a câmera, de 1929, com imagens captadas nas cidades ucranianas de Kiev, Odessa e Kharkiv. Também abaixo, um trailer do filme em cópia restaurada de 2014
O
passo seguinte de Zelensky no poder foi dar início à guerra
premeditada: como resposta aos sucessivos exercícios militares
conjuntos de Ucrânia e norte-americanos nas fronteiras, e diante da deliberação
de Zelensky para que o país passasse a ser um território da
OTAN, as tropas russas começaram a ocupação da Ucrânia. A ocupação dava continuidade a um processo que teve início em 2014, quando os russos ocuparam a Crimeia, logo após o golpe que levou à deposição do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, que tinha posição favorável à Rússia. A Crimeia havia sido anexada à Ucrânia em 1952. Quatro décadas depois, em 1991, quando a Ucrânia se separou da União Soviética, a Crimeia conquistou a posição de República Autônoma. Desde
o final de fevereiro de 2022 a guerra na Ucrânia veio se agravando e gerou uma
enorme onda migratória de ucranianos para a Rússia, enquanto Estados
Unidos e OTAN seguem fornecendo um grande arsenal de armamentos pesados para
que tropas da Ucrânia, sob o comando do inexperiente Zelensky, elevado ao posto de comandante, enfrentem as tropas russas.
Segundo
analistas internacionais, o conflito armado está longe de um
desfecho (enquanto escrevo a versão final deste artigo, a revista Time destaca que o presidente Lula, do Brasil, surge como um
mediador para o fim da guerra na Ucrânia. A reportagem da Time
relata que tanto o presidente Zelensky da Ucrânia, como o presidente
Vladimir Putin, da Rússia, já estariam avaliando a proposta de Lula
para encerrar a guerra, mas nenhuma ação indica uma vontade política para estabelecer a paz. Além da Time, analistas de outros importantes veículos da imprensa
internacional também informam que a proposta de Lula pode criar
caminhos para a paz na Ucrânia).
Arte moderna na Ucrânia: no alto, O fotógrafo, pintura em têmpera sobre papel de 1927, obra de Ivan Padalka; acima, Gopak (dança ucraniana), pintura de 1926-30 de Ilya Repin. Abaixo, obra de Sonia Delaunay de 1925, Vestidos simultâneos (três mulheres, formas, cores); e uma colagem com pintura em óleo sobre tela em técnica mista, Natureza morta, obra de 1926 de Aleksandra Ekster
Genocídio
e independência
O
percurso histórico da Ucrânia não foi menos violento no decorrer
do último século. Além das batalhas no território ucraniano
durante a Primeira Guerra Mundial, no período de 1914-1917, e na época
da Revolução Russa de 1917, houve diversos conflitos armados pela
independência do país no período de 1917 a 1921, até a
entrada definitiva da Ucrânia na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em
1922. Com os expurgos de Josef Stalin na União Soviética, na década de 1930, muitos líderes ucranianos foram presos ou mortos, o que gerou nova onda de protestos violentos. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o país teve posições
contraditórias, com seus movimentos nacionalistas lutando simultaneamente contra os nazistas e contra os soviéticos.
Como saldo, os conflitos em decorrência da Segunda Guerra levaram à morte de cinco a oito milhões de ucranianos, na maior
parte civis. Nas décadas seguintes não houve paz: as fronteiras da Ucrânia foram
diversas vezes alteradas, quase sempre deflagrando mais violência e
novos conflitos armados, até o fim da União Soviética, em 1991,
com um referendo popular para a população ucraniana que aprovou a independência do país. No
último século, a Ucrânia ainda foi palco do acidente na usina nuclear de
Chernobil, em abril de 1986, que deixou milhares de mortos
e consequências permanentes de contaminação e envenenamento.
Arte moderna na Ucrânia: acima, Funeral, pintura em óleo sobre papel de 1920, obra de Oleksandr Bohomazov. Abaixo, Retrato de Mykhailo Semenko, técnica mista de aquarela, grafite e nanquim sobre papel, obra de 1929 de Anatol Petrytskyi; e Nova arte, desenho em técnica sobre papel, obra em 1927 de Vasyl Yermilov para a capa da edição nº 23 da revista Nove Mystetstvo (Nova Arte), identificada como um marco inicial do movimento construtivista
Um raro período de paz e prosperidade aconteceu na década de 1920, com a entrada da Ucrânia na União Soviética. Na cultura, a
literatura, as artes plásticas, o teatro e o cinema prosperavam de forma surpreendente.
Sobre a literatura, o Brasil tem um vínculo importante com a
Ucrânia: Clarice Lispector, uma das grandes referências da
literatura brasileira, nasceu na cidade ucraniana de Tchetchelnik,
enquanto seus pais percorriam as aldeias para fugir da
perseguição aos judeus, durante a guerra civil na Rússia de
1920-1922. Contudo, como a própria Clarice declarou, a Ucrânia foi
uma terra em que nunca pisou, pois veio para o Brasil com um
ano e dois meses de idade, quando sua família de imigrantes chegou
ao Recife, capital de Pernambuco. Clarice não é a única referência da Ucrânia na cultura brasileira. Outro nome importante é Gregori Warchavchik, arquiteto e artista plástico que nasceu na cidade ucraniana de Odessa e chegou ao Brasil em 1923, no auge da vanguarda modernista, tornando-se um dos destaques da arquitetura moderna brasileira.
Depois
de muitas idas e vindas, muitas perseguições e destruições,
vários expoentes da arte moderna da Ucrânia permanecem na posição
privilegiada de cânones da arte mundial, pelo que representaram de
inovação e ruptura em seu tempo e pela influência que exercem até
a atualidade como mestres do cubismo, do suprematismo, do futurismo, do expressionismo e da arte abstrata. Um grupo destes mestres tem em comum uma trajetória de formação acadêmica no início do século 20, na Ucrânia, e posterior destaque entre os modernos para além das fronteiras do país, especialmente em Moscou, na União Soviética, e em Paris, na França, onde vários deles viveram na célebre colônia de arte La Ruche (A Colmeia): neste
grupo estão, entre outros, Sonia
Delaunay, Olexandr Archipenko, Olexandr Bohomazov, Nathan Alman e
Wladimir Baranoff-Rossiné.
Os
artistas que deixaram a Ucrânia desde o começo do século
20, e que por longos períodos viveram ou em Moscou, ou na Alemanha, ou na colônia parisiense La Ruche,
são conhecidos na história da arte como expoentes do Renascimento
Ucraniano – entre eles nomes como Arkhip
Kuindzhi, mestre da cor e dos efeitos
de luz na pintura, que exerceu forte influência em
seus contemporâneos e no surgimento da Arte Moderna, apontado como referência por nomes do primeiro time das vanguardas como Wassily Kandinsky e Marc Chagall, e também Dziga Vertov, de importância fundamental na história
do cinema. Vertov, na verdade, nasceu na Polônia, mas teve sua formação
acadêmica e técnica na Ucrânia, país onde realizou seus filmes
mais importantes, mesmo depois de fixar residência em Moscou.
Nascido Denis Arkadievitch Kaufman, ele mudou seu nome para Dziga
Vertov – a palavra “dziga” em ucraniano significa moto-contínuo
ou máquina de movimento perpétuo, e “vertov”, em russo
(“vertet”), significa mover, rodar, girar.
Arte moderna na Ucrânia: no alto, Depois da Chuva, pintura de 1881 de Arkhip Kuindzhi, nascido em Mariupol, Ucrânia, na época uma província do Império da Rússia.
Acima, a capa do catálogo da exposição realizada no museu da Espanha. Abaixo, Composição, pintura em óleo sobre tela de 1920 de Vadym Meller; e Composição em suprematismo, colagem em técnica mista sobre cartão, obra de 1921 de Boris Kosarev
Vanguardas ucranianas
Outro
expoente do Renascimento Ucraniano é Kazimir Malevich, nascido em
Kiev, mentor do movimento pioneiro da arte abstrata conhecido como
suprematismo, e muitas vezes identificado erroneamente como russo,
talvez por seu papel como artista central das vanguardas na União Soviética. Há outras situações semelhantes de erro de atribuição de nacionalidade de artistas ucranianos: uma delas é a trajetória de Aleksandra Ekster, uma das mulheres mais influentes das vanguardas
da Europa e muitas vezes identificada
como artista da Rússia, apesar de ter nascido na Polônia, ter vivido e
trabalhado a vida toda na Ucrânia e ter residido apenas quatro anos em
Moscou, antes de passar um longo período de exílio em Paris.
Há,
também, casos de grandes artistas da Ucrânia que vêm
de antes da arte moderna e que são erroneamente identificados
como russos: um deles é Ilya Repin, nascido na província ucraniana
de Chuguev e um dos nomes mais celebrados na Rússia na segunda
metade do século 19. Depois de décadas atuando como professor na Academia Russa de Artes em São Petesburgo, Repin deixou o cargo em 1905 e foi
morar na Finlândia. Quando a Finlândia se separou da
Rússia, em 1917, Repin se tornaria um dos entusiastas da revolução, mas
nunca mais foi autorizado a retornar a São Petesburgo ou a Moscou, nem
quando houve exposições com retrospectivas de suas obras.
Arte moderna na Ucrânia: acima, Três figuras de mulheres, pintura em óleo sobre tela de 1909 de Oleksandra Ekster. Abaixo, Anunciação, pintura em óleo sobre tela de 1908 de Oleksandr Murashko. No final da página, Cidade, pintura de 1917 de Issakhar Ber Ryback; e uma das curadoras da mostra, a ucraniana Katia Denysova, durante uma entrevista coletiva na abertura da exposição em Madri
Um
século depois de seu surgimento, uma amostragem realmente importante
do Renascimento Ucraniano e dos artistas de vanguarda da Ucrânia foi
finalmente reunida – contraditoriamente como consequência da guerra. Tudo começou com uma viagem que parece
enredo de um filme de ficção: quando teve início o bombardeamento em Kiev, em 2022, obras de arte muito valiosas que estavam no Museu Nacional da Ucrânia e em outros acervos e coleções particulares foram transportadas,
secretamente, em dois caminhões que partiram da Ucrânia em direção
à Espanha, para a exposição “En el ojo del huracán: vanguardia en Ucrânia, 1900-1930” (O olho do furacão: vanguarda na Ucrânia), aberta ao
público no Museu Nacional Thyssen-Bornemisza.
Depois
da viagem arriscada de mais de 3 mil quilômetros atravessando a Europa, de Kiev a Madri, passando pela Polônia, as obras-primas da arte moderna da Ucrânia, talvez o patrimônio
cultural móvel mais valioso do país, estarão em exposição de gala
na Espanha até o final de abril. Depois da temporada na Espanha, o acervo segue para mostras em
outros grandes museus, em itinerário que começa no Museum Ludwig, na Alemanha. As 70 obras reunidas para a exposição destacam, em primeiro lugar, o absurdo da guerra, de todas as guerras, mas também traduzem a
importância de artistas célebres que nasceram ou trabalharam
durante muitos anos na Ucrânia. São obras e artistas que deixaram marcas definitivas tanto na cultura ucraniana como no estabelecimento das
revoluções radicais de sentido, de forma e de conteúdo, que convencionamos
nomear no mundo inteiro como Arte Moderna.
São obras de arte maravilhosas e você conta esta história de um jeito didático e impecável. Parece a narração de um documentário. Parabéns pela postagem e por tudo o mais neste blog Semióticas que é um espetáculo. Muito obrigada por compartilhar.
É uma viagem maravilhosa cada postagem que visito neste blog Semióticas. Parabéns de novo pelo alto nível e muito obrigada por compartilhar estas pérolas.
Li duas reportagens na velha grande imprensa sobre o assunto, na Folha e no O Globo. E posso garantir que esta sua abordagem dá uma goleada de 10 a zero nas duas juntas. Parabéns pela clareza das ideias, pela beleza da edição de imagens e pelo alto nível de tudo. Este blog Semióticas ganhou mais um fã de carteirinha. Marcelo Borges
Parabéns pelo belo trabalho. É muito gratificante encontrar pesquisadores interessados em questões políticas da arte porque, como você destaca, toda arte é política. Os argumentos que você apresenta têm bases sólidas, o que é raro a gente encontrar em artigos de blogs abertos. Muito obrigado por compartilhar, pelo texto impecável e pela beleza das imagens e da edição.
Sensacional! Que beleza de matéria, de texto, de imagens, de contexto para todas as informações e todas as imagens. Amei os toques políticos. Bacana demais! Parabéns pelo alto nível de tudo neste blog Semióticas.
Abordagem muito forte sobre o assunto, ainda mais no momento atual. Gostei muito, aprendi muito. Imagens são um espetáculo à parte e eu aprecio especialmente seu cuidado nos créditos e no contexto de cada uma. Muito obrigado por compartilhar. Conteúdo da maior importância.
São obras de arte maravilhosas e você conta esta história de um jeito didático e impecável. Parece a narração de um documentário. Parabéns pela postagem e por tudo o mais neste blog Semióticas que é um espetáculo. Muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirFernanda Junqueira
É uma viagem maravilhosa cada postagem que visito neste blog Semióticas. Parabéns de novo pelo alto nível e muito obrigada por compartilhar estas pérolas.
ResponderExcluirAna Elisa Carvalho
Gostei muito de encontrar esta postagem tão original sobre a Guerra da Ucrânia. O blog é incrível. Ganhou mais um fã. Parabéns pela qualidade.
ResponderExcluirBruno Fernandes
Vou registrar de novo um agradecimento e meus sinceros parabéns a você. Que espetáculo de matéria sobre a arte e a guerra da Ucrânia! Beleza completa.
ResponderExcluirGilberto Pimentel
Li duas reportagens na velha grande imprensa sobre o assunto, na Folha e no O Globo. E posso garantir que esta sua abordagem dá uma goleada de 10 a zero nas duas juntas. Parabéns pela clareza das ideias, pela beleza da edição de imagens e pelo alto nível de tudo. Este blog Semióticas ganhou mais um fã de carteirinha. Marcelo Borges
ResponderExcluirAcho surpreendentes todas as postagens que encontro nesse blog Semióticas. Todas são uma maravilha completa, uma beleza.
ResponderExcluirSó agradeço.
Jesse Gadelha
Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirÉ muito gratificante encontrar pesquisadores interessados em questões políticas da arte porque, como você destaca, toda arte é política. Os argumentos que você apresenta têm bases sólidas, o que é raro a gente encontrar em artigos de blogs abertos. Muito obrigado por compartilhar, pelo texto impecável e pela beleza das imagens e da edição.
Fernando Rocha Lemos
Sensacional! Que beleza de matéria, de texto, de imagens, de contexto para todas as informações e todas as imagens. Amei os toques políticos. Bacana demais!
ResponderExcluirParabéns pelo alto nível de tudo neste blog Semióticas.
Susana Pagliato
Parabéns pelo alto nível.
ResponderExcluirRegina Motta
Abordagem muito forte sobre o assunto, ainda mais no momento atual. Gostei muito, aprendi muito. Imagens são um espetáculo à parte e eu aprecio especialmente seu cuidado nos créditos e no contexto de cada uma. Muito obrigado por compartilhar. Conteúdo da maior importância.
ResponderExcluirEduardo Dias Barreto