Autor
de clássicos absolutos de nossa dramaturgia como "Vestido de Noiva", "O Beijo no Asfalto" e "Toda
Nudez Será Castigada", Nelson Rodrigues (1912-1980), aniversariante do dia 23 de agosto, é uma unanimidade como
maior nome do teatro moderno brasileiro e maior cronista brasileiro, seja na crônica de costumes, literária, ou na crônica esportiva, além de ter passado à história como referência em sua atuação como escritor, jornalista, romancista, contista e um dos maiores
polemistas do Brasil do século 20. Um destaque que, por certo,
desmente ou, no mínimo, abre exceções para um dos muitos bordões
consagrados pelo próprio Nelson, que gostava de repetir: “Não sou
um escritor unânime, porque toda unanimidade é burrice”.
Além
de seu lugar de destaque no panteão da dramaturgia e como cronista, foi também consagrado como autor de frases que ganharam o
imaginário nacional e como ficcionista, especialmente com suas
histórias populares publicadas primeiro na imprensa, a exemplo das
centenas de contos e crônicas reunidos sob os títulos "Confissões"
e "A Vida como Ela É", ou em romances como "Asfalto
Selvagem", “Meu Destino é Pecar” e "O
Casamento", alguns deles publicados sob os pseudônimos femininos Suzana Flag e Myrna. Sobre a trajetória de Nelson Rodrigues, também
jornalista nascido em uma família de jornalistas, muito já foi
escrito – em especial por Ruy Castro, autor da polêmica biografia "O
Anjo Pornográfico", um livro recordista de vendas, publicado em 1992 pela Companhia das Letras.
Ao
relatar a vida do jornalista e escritor – que nasceu em Recife, em
1912, quinto de 14 irmãos, e mudou-se com a família para o Rio de
Janeiro em 1916 – Ruy Castro revela algumas das célebres tragédias que pontuaram a
trajetória de Nelson e uma sucessão espantosa de ocorrências
dramáticas, com muito mais risos e lágrimas do que qualquer uma das
conhecidas histórias burlescas do autor, todas recheadas com as mais
variadas obsessões e compulsões sobre sexo e morte. Nelson Rodrigues teve uma
biografia que é, no mínimo, incomum. Nasceu em uma família de
jornalistas e seu pai, Mário Rodrigues, fundou na década de 1920 o
jornal carioca "A Manhã". Seu irmão, Mário Filho, também
celebrado como um dos principais cronistas esportivos do Brasil, foi
homenageado com a criação do estádio do Maracanã.
Desde
a infância o futuro cronista e dramaturgo, como ele mesmo
disse, certa vez, viu o mundo pelo "buraco da
fechadura". Sua infância e adolescência foram marcadas por episódios bizarros: entre eles, a morte de um dos irmãos,
Roberto, assassinado na redação do jornal. Com a Revolução de
1930, o jornal da família é embargado. Nos anos seguintes, o
jovem Nelson passa a escrever crônicas policiais e sobre futebol,
depois investe na criação de peças teatrais. Tudo, segundo ele
mesmo, tão somente para "pagar o leite das crianças".
O
próprio Nelson Rodrigues demorou anos para percebeu o valor real de
suas crônicas e peças. Seu centenário, em 23 de agosto, o traz de volta à mídia e à cena cultural em comemorações em pompa e circunstância, com séries de programas na TV, novas montagens de sua obra nos palcos do eixo Rio-São Paulo e um programa da Funarte para
tradução e edição da íntegra de suas 17 peças para o espanhol e o inglês.
Há também uma nova versão nos cinemas de “Bonitinha, Mas
Ordinária”, com direção de Moacyr Góes e com Leandra Leal e João
Miguel no elenco, uma grande exposição itinerante sobre a
carreira do dramaturgo nas sedes do Instituto Itaú Cultural e a
reformulação do site oficial (clique aqui para visitar),
que passará a ter em destaque o tópico “Nelson por Ele Mesmo”,
com trechos de entrevistas e crônicas, a maioria ainda inédita em
livro.
No
cenário literário, entretanto, há controvérsias. Sônia
Rodrigues, filha do escritor e gestora do site oficial, prepara o
lançamento da autobiografia póstuma “Nelson Rodrigues por Ele
Mesmo” (Nova Fronteira). No livro, a voz do escritor surge em
trechos de entrevistas e relatos pessoais em que Nelson cada uma de
suas peças e apresenta suas ideias personalíssimas sobre o Brasil e
os brasileiros, enquanto investe contra o divórcio, contra a
imoralidade e o que mais o incomodava na sociedade.
Nelsinho,
outro filho, também prepara um livro: "Nelson Rodrigues – Pai
e filho", sobre a relação entre eles, em especial durante a
ditadura militar, quando o pai conservador viveu agoniado com o filho
esquerdista mantido na prisão pelos militares por quase oito anos.
Outros lançamentos e relançamentos, entretanto, ainda não foram
confirmados, por conta principalmente de desentendimentos entre os
herdeiros e a editora Nova Fronteira, que atualmente detém os
direitos de publicação.
Nelson,
o Pensador
Nelson Rodrigues teve seis filhos: Joffre (morto em 2010) e Nelsinho, de seu casamento
com Elza Bretanha; Maria Lúcia, Sonia e Paulo César, do casamento
com Yolanda; e Daniela, com Lúcia. Hoje, os herdeiros, que
já viveram uma trajetória de muitos impasses decorrentes
de brigas sérias, até conseguem se reunir, mas há divergências
sobre a cessão de direitos autorais para novas montagens, reedições
ou publicação dos textos inéditos. Mais de mil crônicas de Nelson
ainda não foram publicadas em livro.
Entre
tantas homenagens, há também as novas facetas que vêm reforçar o
mito do dramaturgo e cronista de primeira grandeza. Uma delas foi
proposta e defendida por um especialista: segundo o escritor e
jornalista Luís Augusto Fischer, professor de literatura na UFRGS e
doutor em Nelson Rodrigues, as crônicas do autor de "Vestido de
Noiva" provam que ele foi, além de tudo, um dos grandes
pensadores do Brasil.
Em
seu mais recente livro, "Inteligência com Dor - Nelson
Rodrigues Ensaísta", lançamento da editora gaúcha
Arquipélago, Fischer analisa as crônicas do autor reunidas sob o
título "Confissões" (publicadas em livros como "O
Óbvio Ululante", "A Cabra Vadia", "O
Reacionário", "A Menina Sem Estrela" e "O
Remador de Ben-Hur", entre outros) para defender a tese: Nelson
Rodrigues não era apenas cronista, mas também um pensador e
ensaísta de primeira grandeza.
Para
Fischer, o autor de “Toda Nudez Será Castigada” marcou época no
Brasil do século 20 como uma espécie de Michel de Montaigne (1533-1592), em referência ao escritor francês considerado o fundador do gênero ensaio e filósofo das instituições e dos costumes sociais. Autor da antologia em tom de ironia "Dicionário de Porto-Alegrês", dos ensaios
"Literatura Brasileira – Modos de Usar" e "Machado e
Borges", além da premiada novela "Quatro Negros",
Fischer se debruçou sobre as crônicas de Nelson Rodrigues com a
intenção de estudá-las dentro da tradição do ensaio. Sua tese,
controversa para alguns, foi defendida no doutorado da UFRGS e agora
ganhou nova versão para o formato livro.
Montaigne
do Brasil
O
pai da ideia do estudo, revela Fischer, foi o jornalista, roteirista
e professor de cinema Aníbal Damasceno Ferreira. "Ele sempre
dizia que Nelson é o Montaigne do Brasil e também escreveu um
artigo importante defendendo esta proposição. O artigo foi publicado em
1986 aí em Belo Horizonte, no Suplemento Literário do Minas
Gerais", destaca. Fischer investe a fundo na ideia – e localiza
nos textos em questão características marcantes dos melhores
ensaístas, além de "acertar os relógios da crítica"
diante de qualidades das crônicas-ensaios de Nelson Rodrigues como a
intencionalidade quase profética de convicções e a incorporação
da linguagem mais coloquial à literatura brasileira.
Luís
Augusto Fischer argumenta que os textos de Nelson Rodrigues,
lidos hoje, têm sua permanência assegurada por sua agudeza,
densidade, coragem e maestria no trato com a linguagem. A tese de
Fischer é corajosa, criativa e fundamentada em expressivo aparato
teórico. Mas não há como negar que ela também soa contraditória
no seu argumento principal – basta lembrar que as crônicas de
Nelson, revalorizadas depois que Ruy Castro organizou os textos em
vários volumes, constituem a face menos celebrada do autor.
Foi
através das crônicas, por exemplo, que Nelson Rodrigues escreveu ironias contra a organização das minorias pelos direitos civis e contra os movimentos de esquerda, em plena Ditadura Militar. Por essas e outras, acabou
ficando marcado pelo título de reacionário. Ainda assim, mesmo que
a personalidade de Nelson sempre se destaque pela polêmica e cercada
pelas muitas contradições, é difícil ficar indiferente diante do
estudo que Fischer apresenta.
Para
o autor de “Inteligência com Dor”, que teve primeira edição em
2009, o ensaio de Nelson Rodrigues, como também o ensaio em geral,
pode ser compreendido como um canto de cisne: majestoso, altivo e
desesperado. "Ele foi sim um reacionário, por vezes obtuso,
medonho ou até risível, mas também era rigoroso e cruel consigo
mesmo", argumenta Fischer, destacando que Nelson, um escritor realista em plena vigência do modernismo, encerra
um projeto construtivista moderno na literatura brasileira.
.
"Ele
vem completar algo que teve início com os parnasianos, que
prosseguiu com João do Rio, que alcançou os modernistas e que teve
seu desfecho com os tropicalistas, contemporâneos das melhores
crônicas de Nelson. O mais importante mesmo é reconhecer,
diante do conjunto expressivo de suas crônicas, a obra maiúscula
que Nelson produziu", conclui Fischer. "Ele
definitivamente introduziu um patamar novo do ensaio no
Brasil, e também fora daqui, por certo, quando sua obra for
traduzida. É o trabalho de um mestre, um escritor de
absoluto primeiro plano nas letras de língua portuguesa, ao lado dos
maiores", completa.
Sapiência
em cena
Enquanto
Luís Augusto Fischer localiza em Nelson Rodrigues o pensador e
ensaísta, o veterano Jacó Guinsburg, mestre do teatro no Brasil,
também destaca que a obra de Nelson é singular, especialmente suas
tragédias cariocas, elevando o autor, no último século, à
condição de maior contribuição brasileira ao teatro universal.
“Nelson é singular e construiu um lugar personalíssimo na
dramaturgia que se faz no Brasil”, aponta em entrevista por
telefone o crítico, ensaísta e mentor da Editora Perspectiva.
Vida e obra: no alto, o casal de noivos
Nelson
Rodrigues e Elza Bretanha
em
1940, e cenas da primeira montagem
de "Vestido
de Noiva", apresentada em
1943,
no Teatro Municipal do Rio de
Janeiro,
com o grupo Os Comediantes
contando
com cenografia e figurinos
de
Tomás Santa Rosa, sob direção de
Zbigniew
Ziembinski (abaixo, em foto
em
1966, durante os ensaios da peça
"O
Santo Inquérito", de Dias Gomes),
diretor,
ator e comediante polonês que
fugiu da Segunda Guerra na Europa e
veio em
1941 para o Brasil, onde provocou
revoluções
no teatro, no cinema e na TV.
Também
abaixo, Nelson Rodrigues com
Fernanda Montenegro em 1961; e
Jacó Guinsburg, nascido na Bessarábia,
atual Moldávia, e naturalizado brasileiro
desde 1924, quando chegou ao Brasil
com os pais imigrantes, aos 3 anos de idade.
Guinsburg se consagrou como referência por
seu trabalho como tradutor, jornalista,
professor, crítico de teatro e
fundador
da Editora Perspectiva
Extremamente
lúcido e bem-humorado, aos 92 anos, Jacó Guinsburg, que foi
homenageado na última edição do Prêmio Shell, pela contribuição
ao pensamento crítico do teatro no Brasil, esteve recentemente em
Belo Horizonte como convidado especial de um evento que reuniu profissionais e pesquisadores de teatro de vários países, o Ecum – Encontro do Centro
Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. Além
do elogio à permanência de Nelson Rodrigues em cena, Guinsburg
também destacou alguns dos requisitos que considera essenciais para a qualidade e a
atualidade do teatro.
"O
primeiro requisito para qualquer dedicação ao teatro tem que ser,
em primeiro lugar, gostar de teatro", adverte. "Teatro é
ação e reação. É a menos permanente das artes e a mais intensa,
porque depende da relação presencial. O teatro é a arte do aqui e
do agora, representado a partir do corpo do ator", completa o
sábio veterano que nasceu na Bessarábia (hoje território da
Moldávia, no Leste Europeu) e emigrou para o Brasil com os pais em
1924, aos 3 anos de idade.
Nas
décadas seguintes, Guinsburg ganharia destaque como o principal
teórico do teatro brasileiro, além de tradutor e editor de mais de
uma centena de tratados de teoria e história das artes e do teatro
em particular. Autor de dezenas de grandes clássicos sobre as artes
cênicas, como "Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou",
"Semiologia do Teatro", "Dicionário do Teatro
Brasileiro" e obras sobre Diderot, Lessing e Nietzsche, entre
outros, Guinsburg também é sempre destacado como fundador e editor
da Perspectiva, uma das mais respeitadas editoras do Brasil, voltada
para obras de vanguarda e teoria.
. |
Recordes
de adaptações
Jacó
Guinsburg recorda na entrevista que sua maior aproximação com a
arte dramática e seu ensino começou em 1964, na Escola de Arte
Dramática (EAD), onde ministrou a cadeira de crítica teatral e,
posteriormente, em 1967, no então recém-criado Departamento de
Teatro, mais tarde de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e
Artes da USP. Sob este novo prisma, passou a concentrar seus estudos
em teoria e estética teatral e nos grandes clássicos do teatro
russo, judeu e iídiche, além da dedicação ao chamado teatro do
absurdo.
"Fico
extremamente honrado e feliz com a homenagem do Ecum, que apresentou
uma curadoria impecável sobre o panorama do teatro russo", destaca Guinsburg, que reconhece qualidades no "caminho trôpego"
que o teatro brasileiro cultiva desde tempos remotos. "A grande
contribuição do teatro do Brasil para o mundo são alguns momentos
que refletiram genialidade e ousadia e que têm alguns registros importantes de
reconhecimento no exterior”, explica.
A
extensa obra de Nelson Rodrigues também conta com um número recorde
de adaptações para o cinema e a TV, algumas com sucesso raro e
imbatível de público e crítica. Em um levantamento que fiz nos arquivos da Embrafilme, verifiquei que há registros de 22 filmes que são adaptações de obras de Nelson Rodrigues, realizados no período de 1950 a 2009. Mas é na cena do teatro que o universo de Nelson se revela como uma revolução na crônica de costumes e na série
inédita de avanços que incorpora à carpintaria das artes cênicas,
conforme destaca Guinsburg. Entre os grandes momentos de ousadia do
teatro brasileiro, ele enumera diversos aspectos que percorrem a obra completa de Nelson Rodrigues,
seguindo os mesmos critérios do crítico Sábato Magaldi, que
agrupou as 17 peças do autor em três categorias: peças
psicológicas, peças míticas e tragédias cariocas.
Não
há como negar, reconhece Guinsburg, que Nelson Rodrigues mudou
radicalmente a trajetória do teatro no Brasil e criou referências
que ganharam destaque também no plano internacional, como no caso da
montagem ímpar e revolucionária para “Vestido de Noiva”, com
direção de Zibgniew Ziembinski (1908–1978), cenários e figurinos originais
de Tomás Santa Rosa (1909–1956) e elenco do grupo Os Comediantes, que estreou entre aplausos e
vaias em 28 de dezembro de 1943 e inaugurou em grande estilo o teatro
moderno brasileiro. “Nelson Rodrigues é um caso muito especial”,
completa Guinsburg. “Mas o teatro é sempre singular e nem sempre a
melhor qualidade tem a repercussão que merece. Igual a tudo na vida,
afinal de contas..."
por José
Antônio Orlando.
Como
citar:
ORLANDO, José Antônio. Unanimidade para Nelson Rodrigues. In: Blog Semióticas, 18 de agosto de 2012. Disponível no link http://semioticas1.blogspot.com/2012/08/unanimidade-para-nelson-rodrigues.html acessado em .../.../…).
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Genial. Seu ensaio brilhante é uma demonstração de que sempre há o que descobrir na obra de autores como o monstro sagrado Nelson Rodrigues, mesmo quando o senso comum acredita que tudo já está dito. Também adorei saber do livro do professor Fischer sobre o Nelson ensaísta. Entrou na minha lista de leituras obrigatórias.
ResponderExcluirSeu blog continua um espetáculo, José. E este perfil sobre Nelson mantém o alto nível. Parabéns.
João Pedro Magalhães
Muito bom, Zé Antônio, como sempre... Difícil escrever sobre Nelson Rodrigues e o Teatro Brasileiro e você conseguiu com brilhantismo, o que aliás é sua marca!
ResponderExcluirAbraços imensos
Celina Beatriz Villanova
Sensacional, Zé!
ResponderExcluirSempre textos incríveis! Adorei!
Pois é, Zé, um autor que não foi superado no teatro brasileiro, não é?
ResponderExcluirNeste seu aniversário, parabéns pelo blog. E muitas felicidades.
Dê notícias!!!!
Parabéns, José. Encontrei o link para o seu blog no site oficial dedicado ao Nelson Rodrigues e cliquei pensando que eu iria encontrar uma resenha de livro reproduzida dos portais de jornais e revistas ou um daqueles perfis copiados do Wikipedia, como é comum acontecer na esmagadora maioria dos blogs.
ResponderExcluirMas nada disso. O que encontrei foi um ensaio brilhante, com entrevistas inteligentes e super bem fundamentadas e com um texto primoroso. E não é só isso não: comecei a navegar pelas outras páginas do seu blog e fiquei impressionado, porque cada uma é melhor que a outra. Virei fã de carteirinha. Valeu!
Hoje, depois de ler as matérias de dois jornais de BH sobre o centenário de Nelson Rodrigues, cheguei ao seu blog por indicação de Roberto Carvalho, nosso amigo em comum. O que constatei é que há um abismo de qualidade entre seu trabalho e os outros, José. Sua matéria sobre Nelson e o centenário está a anos-luz em tudo: texto, informações, edição. Tudo aqui é impecável. Será que repórteres e editores ficam vermelhos de vergonha quando leem estas páginas do blog Semióticas?
ResponderExcluirFico muito feliz com seus elogios, Guilherme. Nosso amigo Roberto Carvalho me disse que a dissertação de mestrado que você apresentou sobre as crônicas esportivas do Nelson Rodrigues é de alto nível, por isso seus elogios para esta página do blog têm um valor muito especial.
ExcluirMas sobre a comparação com as matérias publicadas nos jornais impressos de BH há controvérsias. Não cheguei a ver as matérias que você menciona, só que por mais que eu concorde com você que eles estão cada vez mais medíocres, é preciso levar em conta que o blog não tem as limitações de tempo e espaço que condicionam a publicação impressa. E isso, em alguns casos, faz muita diferença. Um abraço para você e seja sempre bem-vindo!
Professor, que maravilha é o seu blog! Fiz a descoberta hoje e estou encantada. Tudo lindo e da maior inteligência, mas cada página vale por um curso. O que é muito bom. Aprendo demais, tanto quando fui sua aluna na pós da Fumec. Este perfil sobre o Nelson Rodrigues está fantástico e a entrevista com o Jacó Guinsburg tem tudo a ver com meu trabalho de “tradução” do vestido de noiva, lembra? Também amei a página "A Fala da Moda". Lendo, quase que eu conseguia ouvir sua voz falando aquele texto sobre Baudelaire e Barthes e Man Ray nas fotos do "Câmara Clara". Suas aulas foram as melhores. Muitas saudades. Um beijo no seu coração.
ResponderExcluirRita de Cássia D'Alessandro
Sim, minha querida Rita de Cássia. É claro que eu me lembro de seu belo trabalho e das belas imagens que você analisou com tanto senso crítico e sempre com referências de Barthes, Baudelaire, Poe e outros mestres. Lembro também do "pulo do gato" que foi aquela conclusão com as imagens desta primeira montagem do "Vestido de Noiva". Seu trabalho é daqueles que merecem ser publicados, como eu disse desde aquela época. Dê notícias no e-mail semioticas@hotmail.com
ExcluirMuito bom receber sua mensagem. Seja sempre bem-vinda!...
Preciso registrar aqui os parabéns por este artigo belíssimo e por todo o blog Semióticas, sofisticado em tudo e em cada detalhe. Este senhor chamado Nelson Rodrigues foi um reacionário, um direitista que chegava ao absurdo de usar sua popularidade para defender os abusos da ditadura militar. Mas também produziu alguns dos momentos geniais da cultura brasileira, como você tão bem retrata no texto. Elogios unânimes é o que você merece por este blog Semióticas.
ResponderExcluirAntonio Luiz
Bom contar que a foto pro cartaz de "A Dama do Lotação" foi feita pelo Antonio Guerreiro, que, em 1982, reuniu num livro fotos que ele tirou da Sônia Braga. No prefácio, Nelson Rodrigues escreveu: "Os idiotas da objetividade vão rosnar: 'Mas é gordinha'. Não importa, nada importa, só importa não apenas a sua plasticidade como a voluptuosidade que dela emana. Será que ela não percebe o desejo anônimo e geral que a persegue? O desejo do homem desconhecido, sobretudo quando é obsessivo, é uma vertigem para a mulher bonita".
ResponderExcluirShow total, José! Sapiência em cena: uma geral sobre a complexidade de um dos nossos gênios da raça apresentada com domínio total sobre o mestre e sobre a obra do mestre. Não sei nem qual dos seus textos brilhantes neste blog Semióticas elogio primeiro. São todos inteligentes e perfeccionistas até a última palavra, mas começo por este aqui, que foi minha porta de entrada neste paraíso de beleza e sabedoria. Preciso registrar o seguinte: parabéns demais, demais!!!
ResponderExcluirGilberto Figueiredo
Nunca gostei de Nelson Rodrigues porque ele era reaça e moralista demais. Mas confesso que este seu texto sobre ele balançou minhas certezas. Agora já acho que ele foi mesmo importante, talvez genial. Grato pelos toques de sabedoria, meu querido autor do blog Semióticas. Sou sua fã.
ResponderExcluirNão concordo quando dizem que o grande Nelson Rodrigues era reaça e moralista. Toda a obra genial que ele produziu permite leituras variadas, inclusive de crítica violenta aos conservadores e aos moralista s. Parabéns pelo blog. Altíssimo nível!
ResponderExcluirPaulo Cardoso
Maravilhoso. Apenas isso. Grande ensaio sobre Nelson e todas as outras páginas que visitei neste blog são um espetáculo. Parabéns. Ganhou outro fã de carteirinha.
ResponderExcluirMarcelo Caetano Martins
Nelson é moralista sim, mas a la Bocaccio ;)...
ResponderExcluirAriel Paulo Marques
Muito obrigado por este artigo sensacional sobre o grande Nelson Rodrigues. Aprendi muito e amei todas as imagens. Parabéns pelo blog Semióticas que é show em tudo.
ResponderExcluirAlberto Barroso
Muito obrigado por você compartilhar esta beleza de postagem com texto perfeito e imagens belíssimas com os devidos créditos. Parabéns por esta e por todas as outras postagens deste blog Semióticas que é um espetáculo. Virei fã do blog desde a primeira visita e a cada nova postagem que visito a impressão que tenho se confirma. Tudo no mais alto nível. Só agradeço.
ResponderExcluirNelson Rodrigues é mesmo incomparável.
ResponderExcluirParabéns pela postagem e por tudo neste blog Semióticas.
Muito obrigado por compartilhar.
João Paulo Evangelista
Mais uma surpresa para mim. Encontrei o link para esta postagem pelo Twitter e, de novo, estou emocionada com seu texto impecável e com esta beleza de edição de imagens, todas identificadas! Vale por uma aula sobre Nelson Rodrigues. Bom demais. Parabéns pelo alto nível. Aprendi muito!
ResponderExcluirMarcela Hermenau