Para muitos, Fredric Jameson, que morreu ontem (22 de setembro), aos 90 anos, foi um dos mais importantes e mais influentes pensadores de nossa época. Autor de referência em um vasto espectro bibliográfico das Ciências Humanas, da Sociologia à História, das Comunicações às Ciências Políticas, das Letras à Filosofia, Jameson foi brilhante em várias frentes, como crítico literário, como crítico cultural e como teórico marxista. Suas ideias, seus livros e seus ensaios talvez sobrevivam pelas próximas décadas em destaque.
Tive a sorte de entrevistá-lo há exatamente duas décadas, em 2004, em sua passagem por Belo Horizonte, onde participou como conferencista em um seminário internacional promovido pela UFMG. Na realização da entrevista, fui acompanhado por duas autoridades, as professoras da Faculdade de Letras da universidade Eneida Maria de Souza, leitora contumaz da obra de Jameson e também conferencista no mesmo evento, e Ana Lúcia Gazzola, uma de suas tradutoras e, na época, reitora da UFMG.
Na
entrevista, publicada pelo jornal O Tempo, Jameson comentou sobre
suas surpresas com o Brasil e, com muito bom humor e ironia, sobre
algumas diferenças peculiares que descobriu de Minas Gerais com o
Rio de Janeiro, com São Paulo e com o Rio Grande do Sul, que ele também visitou
naqueles dias. Falou sobre a gastronomia, sobre a música que ouvia
nas ruas, sobre o repertório eclético de seus ouvintes nas
conferências e sua expectativa para visitar os cenários barrocos de
Ouro Preto e o Adro dos Profetas do Aleijadinho em Congonhas, que ele
conhecia de longa data por fotografias. Também falou com muito
otimismo sobre as expectativas para um primeiro governo de esquerda
no Brasil – o presidente Lula havia sido eleito para o primeiro
mandato e estava no cargo há pouco mais de um ano.
Sobre Fredric Jameson: no alto, Jameson na sala de aula,
na Duke University, em 1988. Acima, na Sala São Paulo,
em 2011, convidado como conferencista do simpósio
internacional Fronteiras do Pensamento. Abaixo,
reprodução da capa do último livro de Jameson,
"Inventions of a present", publicado em maio
pela Verso Editions. Nas imagens abaixo, Jameson
no Fronteiras do Pensamento em São Paulo
O
futuro do capitalismo
A entrevista durou cerca de uma hora, no intervalo após o almoço típico da cozinha mineira. Jameson demonstrou ser um brasilianista – um conhecedor da cultura e da literatura brasileira, com avaliações e comparações sobre algumas notícias que viu em destaque na imprensa e sobre os filmes “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, e também Machado de Assis, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, canções da Bossa Nova e do Tropicalismo.
Concluímos a entrevista com um questionamento sobre o futuro do capitalismo e sobre o cenário de guerra que estava no horizonte – os eventos de 11 de setembro de 2001 ainda eram história recente e uma questão inevitável a ser abordada. Jameson foi pessimista nas previsões, mas ressaltou alguma promessa de felicidade nos rumos da arte e da literatura, na maneira como arte e literatura sempre colocam em primeiro plano não as soluções ocasionais para um problema, mas as grandes contradições de uma época, o que sempre vem possibilitar, para os estudos acadêmicos e para o exercício do pensamento crítico, “o salto de um tigre em direção ao passado e em direção ao entendimento do tempo presente”.
Nas expectativas sobre o futuro também estavam, segundo Jameson, as previsões para um novo ciclo de democracia e de desenvolvimento para os países da América Latina, que pela primeira vez, depois de décadas, estavam deixando para trás regimes autoritários e ditaduras militares. Quanto ao progresso econômico e à superação dos abismos na distribuição de renda, no entanto, suas expectativas eram reticentes, ainda que bastante realistas e bem fundamentadas. Progresso sim, ele reconhecia, mas com certeza um progresso caminhando a passos lentos e pontuados de incerteza. Nas palavras de Jameson: seria mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo.
A invenção do presente
O
livro mais recente de Jameson também aborda este “salto do tigre”
em
direção ao passado.
Inventions
of a Present: The Novel in Its Crisis of Globalization
(Invenções
de um presente: o romance em sua crise de globalização),
com
título retirado de uma epígrafe
de Mallarmé, foi lançado
em maio pela Verso Editions de
Londres e Nova York. Ainda
sem
publicação
no Brasil, traz uma coletânea de ensaios sobre livros e autores –
sobre romances, como indica o subtítulo, e
sobre autores
recorrentes
nas reflexões de Jameson, tais como Joseph
Conrad, Henry James, Norman Mailer, Margaret Atwood, Günter Grass,
Gabriel García Márquez e outros.
No
Brasil, a extensa obra de Jameson (com
cerca de 30 livros em inglês)
tem
alguns poucos
títulos
editados
em uma variedade de editoras. Dos mais recentes, Arqueologias
do futuro: O desejo chamado Utopia e outras ficções científicas
saiu
em 2021
pela Editora Autêntica. Um
dos mais conhecidos, Pós-Modernismo
– A lógica cultural do capitalismo tardio,
saiu
em 1997 pela Editora Ática, que também publicou outros
dois livros centrais no pensamento autor,
O
inconsciente político,
em 1992, e
As
sementes do tempo
em 2008.
Outras
edições nacionais são Espaço
e imagem: teorias do pós-moderno e
outros ensaios,
que
saiu
em 2006
pela Editora da UFRJ; As
marcas do visível, que
saiu
em 1995 pela Editora Graal e
foi reeditado em 2007 pela Editora Paz e Terra; e
Modernidade
singular, editado
em
2005 pela Editora Civilização Brasileira, que também publicou em
2006 A
virada cultural.
Em
2001 foi lançado A
cultura do dinheiro
pela Editora Vozes. Em 1997, O
marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética foi publicado em
edição conjunta da
Editora UNESP e da Boitempo Editorial.
A
utopia de pensar o futuro
Há também o primeiro livro de Jameson lançado no Brasil, Marxismo e forma: teorias dialéticas da literatura no século XX, publicado pela Editora Hucitec em 1985, além de ensaios dispersos em coletâneas e publicações científicas. A grande maioria dos livros que Jameson publicou, contudo, permanece inédita em português, entre eles seus célebres estudos sobre autores que estão na gênese de seu pensamento crítico – como Jean-Paul Sartre (Sartre: The origins of a style), Walter Benjamin (Benjamin filles) e Bertolt Brecht (Brecht and method).
O legado de Jameson é inegável e também incontornável. Ao retomar pressupostos de pensadores que vieram antes dele, e também de seus contemporâneos, ele atualizou a perspectiva utópica de pensar o futuro sob o prisma da transformação social e cultural. Quando suas ideias e seus livros começaram a ganhar destaque, na década de 1970, a novidade de Jameson estava, principalmente, no reconhecimento das múltiplas camadas do texto literário (e também do cinema e de outras formas narrativas). Tal novidade pode ser percebida ainda hoje na leitura de sua primeira publicação de destaque, Marxismo e forma, de 1971. O livro, que surge no contexto da Nova Esquerda dos EUA, apresenta uma revisão ousada, e também didática, sobre as contribuições da tradição de crítica cultural marxista da Europa, incluindo Lukács, Adorno, Benjamin, Bloch, Marcuse, Sartre e outros autores que, naquele momento histórico, também eram lançados no ambiente acadêmico brasileiro.
As circunstâncias históricas e o contexto social de um texto (ou de uma narrativa, ou de um determinado objeto estético), da mesma maneira que seu
conteúdo, nas análises de Jameson direcionam a interpretação, seja em uma abordagem sobre uma
obra canônica da literatura ou sobre gêneros e autores raramente
estudados no contexto acadêmico, desde a ficção científica até
histórias policiais de Raymond Chandler ou filmes que escapam ao
gosto da crítica tradicional ou do senso comum. Mesmo
diante da cultura de massa e das formas que
a crítica considera degradadas
na
cultura contemporânea, como o cinema mais comercial ou obras voltadas para o entretenimento, as armas da
dialética marxista estão, para Jameson, a serviço de análises que
evidenciam profundas contradições formais, contribuindo para
revelar
aspectos férteis
para uma utopia de transformação ou para o
surgimento de algum senso crítico no público ou no leitor.
A formulação de alternativas
Nascido
em Cleveland, Ohio, em 1934, com doutorado em Yale, em 1959, e desde 1985
professor na Duke University, Carolina no Norte, Jameson tornou-se um
teórico central em abordagens sobre marxismo, modernismo,
pós-modernismo e aproximações entre literatura e outras artes. De
sua tese inaugural,
sobre a literatura de Sartre, às discussões críticas sobre
arquitetura, filmes, artes visuais, autores
de ficção
ou trabalhos estritamente filosóficos, as questões teóricas sobre
ideologia e modernismo que Jameson aborda quase sempre vêm revelar
as contradições do capitalismo. Pelas
diretrizes e conclusões de suas análises, o
leitor entende como
as formas culturais refletem e participam da
dinâmica histórica do poder e das ligações inevitáveis entre
política,
economia
e cultura. Conforme
Jameson ressalta, as formas culturais são
determinadas
por modos de produção que são resultado de escolhas históricas,
mas que não são eternas. Sempre é possível mudar tudo.
Estas ligações inevitáveis entre política, economia e cultura dimensionam a tese que resume sua obra mais famosa, Pós-Modernismo – A lógica cultural do capitalismo tardio, de 1991. No livro, Jameson, com seus argumentos sempre questionadores e inconformistas, introduz o conceito de pós-modernismo como uma fase histórica, e não um estilo, ligada ao capitalismo tardio, argumentando que a fragmentação e a superficialidade da cultura contemporânea não são apenas estratégias de alienação: elas são, na verdade, sintomas das transformações políticas e econômicas do mundo globalizado. Talvez por isso a grande urgência para o pensamento crítico que Jameson propõe esteja na formulação de alternativas, diante do caos ou diante da complexidade, para desmascarar e transformar as estruturas de poder que dominam e condicionam a cultura contemporânea.
por
José Antônio Orlando.
Como citar:
ORLANDO,
José Antônio. Sobre Fredric Jameson. In:
Blog Semióticas,
23
de
setembro
de
2024. Disponível em:
https://semioticas1.blogspot.com/2024/09/sobre-fredric-jameson.html
(acessado em .../.../…).
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Fredric Jameson homenageado em colagem de Matthieu Bourel. Abaixo, a íntegra de uma conferência de Jameson no simpósio Fronteiras do Pensamento |
Achei um primor e uma viagem deliciosa esta postagem sobre Fredric Jameson. Eu sabia muito pouco sobre ele, apesar de ter lido um livro para uma disciplina na universidade. Fiquei impressionada em como você conseguiu transformar algo teórico, frio, em uma abordagem que chega a ser emocionante. Gostei imensamente do que encontrei.
ResponderExcluirTambém é um primor tudo o mais que estou encontrando neste maravilhoso blog Semióticas. Muitas postagens para visitar por aqui. Vou montar um roteiro de viagem. Parabéns pelo alto nível.
Bella Almeida
Parabéns, amei tudo! Artigo maravilhoso.
ResponderExcluirAprendi muito. Agradeço de novo.
Eliane Fonseca
Eu não conhecia nada do Fredric Jameson, mas preciso registrar que aprendi muito com este seu artigo.
ResponderExcluirParabéns por este blog Semióticas que é um espetáculo, primo.
Tudo por aqui é de alto nível.
José de Oliveira Fortes
Mais uma surpresa para mim. Encontrei o link para esta postagem pelo Bluesky e, de novo, estou emocionada com seu texto impecável e com esta beleza de edição de imagens. Vale por uma aula sobre Jameson. Bom demais. Parabéns pelo alto nível. Aprendi muito!
ResponderExcluirMarcela Hermenau