terça-feira, 19 de março de 2013

Bowie no museu






"Camaleão", para muitos, é a melhor definição para o artista que tem em suas transformações radicais de imagem, tanto quanto em sua música, a mais marcante expressão. Pois o Camaleão, o Mutante, o Extraterrestre David Bowie voltou com tudo, com bagagem de criações inéditas e com uma retrospectiva de imagens e sons que alcança todas as fases de sua trajetória. Longe dos holofotes desde 2004, quando sofreu um ataque cardíaco em plena turnê, a última vez que ele tinha sido visto em público foi em 2009, no Festival de Cinema de TriBeCa, em Nova York, na estreia de “Moon”, filme dirigido por seu filho Duncan Jones. Bowie parecia debilitado e frágil, tanto que até disseram que ele enfrentava uma doença degenerativa em estágio avançado.

Quando a lenda é maior que homem, publique a lenda” – diria aquele personagem em “O homem que matou o facínora” (“The man who shot Liberty Valance”), clássico do cinema de John Ford. Agora, ao completar 66 anos, quando todos achavam que todas aquelas estranhas revoluções musicais e visuais de uma lenda chamada David Bowie eram coisa do passado, mister Ziggy Stardust surpreende sua legião de fãs e retorna com “The next day”, clássico instantâneo com 14 canções inéditas que também já deram origem a videoclipes intrigantes, fortes candidatos nas listas de melhores do ano: "Where are we now?", com direção de Tony Ousler, e "The stars (are out tonight)", com direção de Floria Sigismondi e presença inspirada da atriz Tilda Swinton, na pele de esposa e clone do próprio Bowie.

Foram aplausos unânimes conquistados entre os mais sisudos e respeitados críticos em atividade nos influentes The Guardian, The Telegraph, BBC, Libération, Billboard, Rolling Stone – elogios por sinal reproduzidos na íntegra, sem nenhum crédito e sem cerimônia pelos principais jornais e revistas em território brasileiro. No lançamento, em 8 de março, a coleção de novas canções de Bowie disparou para o número 1 das paradas britânicas e até o jornal The Independent, sempre discreto e equilibrado, saudou “The next day” como o "maior retorno na história do rock'n'roll".







Personagem e criador: entre as amostras da
memorabilia de David Bowie reunidas pelo
Victoria & Albert Museum de Londres
estão imagens célebres, entre elas Bowie
em 1973 (no alto), paramentado com
vestimenta de Kansai Yamamoto e
fotografado por Masayoshi Sukita,
um de seus fotógrafos preferidos.
Acima, foto de Frank W. Ockenfels
para a capa do álbum Earthling, de
1997, com figurino surpreendente
criado por Alexander McQueen.
Abaixo, Bowie em 1972, quando
surgiu como astro principal da era
do "glam rock" com seu alter-ego
extravagante e andrógino chamado
Ziggy Stardust, lançado pelo sucesso
da canção "Starman" e pelo álbum
considerado um divisor de águas na
história do rock e da cultura pop,
The Rise and Fall of Ziggy Stardust
and the Spiders from Mars







'David Bowie is'


A celebração do retorno não é exatamente uma surpresa para quem acompanha a trajetória de Bowie, batizado em Londres como o nome David Robert Jones em 8 de janeiro de 1947. Na música, no cinema e nos palcos, a capacidade de sempre inovar e renovar, tanto sua imagem como suas canções sofisticadas, que remetem à alta literatura e à cultura erudita, garantiram a ele o título de “camaleão do rock”, ainda na década de 1970, poucos anos depois de ganhar destaque com “Space Oddity” em 1969.

Outras revoluções e reinvenções contínuas surgiriam nas canções e nos discos seguintes, com mais tecnologia e influências assumidas dos surrealistas franceses, das antigas canções de cabaré de Kurt Weill e Bertold Brecht e das novidades que ele foi dos primeiros a promover, androginia, lisergia, psicodelia, cores em combinações bizarras, dissonâncias e outras extravagâncias que ganharam a cultura popular, incluindo “The man who sold the world” (1970), “Hunky Dory” (1971), “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from mars” (1972), “Aladdin Sane” (1973) e outras investidas radicais pelas décadas seguintes.





Dois momentos de Bowie em
fotos de Jean-Luc Ourlin: no alto,
em Londres, 1972. Acima, no palco,
durante show no O'Keefe Center em
Toronto, Canadá, em 1976. Abaixo,
com o parceiro e produtor de seus
primeiros discos, Lou Reed,
em 1972, em Nova York, na
Factory de Andy Warhol








Em celebração às revoluções do artista mutante e seu eterno retorno ao cenário da cultura pop, está programado um tributo sem precedentes: a partir de 23 de março e até o dia 11 de agosto, Bowie e sua obra serão o tema de uma grande exposição no Victoria & Albert Museum de Londres, um dos pontentosos endereços britânicos, auto-intitulado “o maior museu do mundo em arte e design” (veja o link para uma visita virtual à exposição no final deste artigo).

Há quem diga que, de fato, “David Bowie is” pode ser considerado o maior evento já realizado em um grande museu em homenagem a um astro da música pop e do rock'n'roll. Com bom humor e feliz, sorridente, Bowie agradece solenemente em um vídeo gravado especialmente para a exposição – também comenta algumas das peças reunidas no acervo e alguns dos nomes no panteão da arte e da cultura do século 20, com os quais ele compartilha conceitos e visões de mundo.









    A partir do alto: fotografia de Terry Pastor
     para a capa do álbum Hunky Dory (1971);
    Bowie posando com William Burroughs
    em 1974, em fotografia e arte de
    Terry O’Neill; e a capa do álbum
    “Ziggy Stardust” (1972), com pintura
    e nanquim sobre foto de Terry Pastor
    com Bowie a vagar pelas ruas de Londres


Warhol, Duchamp, Yamamoto


Os nomes com reverências na lista de Bowie são quase inevitáveis: há elogios, agradecimentos e louvor às performances de Andy Warhol, de Marcel Duchamp, de Lindsay Kemp, a “Metropolis” e ao cinema de Fritz Lang e Stanley Kubrick, a “Lolita” e à literatura de Nabokov e dos beatniks, às fronteiras do design e à moda de Alexander McQueen e Kansai Yamamoto. Algumas das reverências explícitas vêm das parcerias que Bowie desenvolveu em quase 50 anos de cultura pop – como revelam créditos e autoria nas peças em exposição.

Ainda assim: parece estranho ver imagens e objetos da trajetória de Bowie apresentados como peças de museu? A resposta: nem tanto – especialmente se consideramos que designers e artistas dos mais criativos em suas áreas distintas tiveram participação de destaque em cada passo a passo das revoluções de mister Bowie e de seus alter-egos. Incluindo o mais importante: sua música.

A viagem apresentada no museu britânico tem seu fio condutor, como não poderia deixar de ser, na trajetória da música de Bowie desde a década de 1960 – em canções de estúdio, trechos de shows e videoclipes exibidos em telões e em fones interativos para cada visitante. Sons e imagens de Bowie percorrem salas e galerias do museu gigante com todos os recortes das 'artes menores' que recebem dedicação exclusiva no Victoria & Albert – da moda e das tecnologias do design às artes decorativas, arquitetura, artes gráficas, videoarte, cinema, dança, performances, conferências...


 






    Bowie no museu: no alto, a performance
    de pierrô pós-moderno em Scary Monsters,
    de 1980, seguida pela colagem surrealista
    feita pelo próprio Bowie a partir de três
    imagens do filme The man who fell to Earth,
    de 1976. Acima, o jovem Bowie antes do
    show de estreia, em 1963, com sua banda
    The Kon-rads, em foto de Roy Ainsworth.
     Abaixo, Bowie em sua estreia nos palcos da
    Broadway, vivendo o protagonista da peça
    O Homem Elefante; e na bela pintura de
    2012 do artista francês Patrice Murciano











Entre as peças que traduzem a presença de Bowie na exposição, também estão joias exclusivas, utensílios domésticos, mobiliário, padrões de estamparia, vestuário, discos, canções, pôsteres em suportes variados, cartas, diários, dedicatórias, muitas e muitas fotografias, videoclipes e amostras de sua sólida presença como ator, no teatro e no cinema. Há, em destaque, imagens antológicas da estreia do astro nos palcos da Broadway, em 1980, interpretando o personagem central da peça "O Homem Elefante" (que seria transformada em filme, no ano seguinte, por David Lynch), em galerias multimídia em que o visitante também pode ver e ouvir canções de Bowie na trilha sonora de muitos sucessos da TV e do cinema, incluindo suas participações especiais em filmes polêmicos e premiados – como ele mesmo no alemão “Cristiane F”, de 1981; como Andy Warhol em “Basquiat”, de 1986; como Pilatos em “A última tentação de Cristo”, de 1988; como Nikola Tesla em “O grande truque”, de 2006.

O Victoria & Albert Museum também reservou espaço para a presença de Bowie como protagonista em filmes importantes como “O homem que caiu na Terra” (“The man who fell the Earth”, 1976, de Nicholas Roeg), “Apenas um gigolô” (“Schôner Gigolo”, 1979, de David Hemmings), “Fome de viver” (“The Hunger”, 1983, de Tony Scott), “Furyo – Em nome da honra” (“Merry Christmas, mr. Lawrence”, 1983, de Nagisa Oshima), entre outros, que serão exibidos em sessões especiais.

Há também instalados nas salas do museu monitores em suportes diversos e telões com exibição permanente de trechos selecionados da filmografia de Bowie e muitos documentários sobre ele – incluindo a íntegra do lendário “Ziggy Stardust and The Spiders From Mars”, registro em tempo real de sua última performance como Ziggy, no último show da turnê de “Aladdin Sane”, em 3 de julho de 1973, documentado por D. A. Pennebaker.








Imagens de Bowie no cinema em
destaque na exposição do Victoria
& Albert Museum: a partir do alto,
Merry Christmas, Mr. Lawrence;
o cartaz de "Fome de viver"; Bowie
como Andy Warhol em Basquiat; e na
pose imaginária de Heroes (1977),
em parceria com Brian Eno. Abaixo,
Bowie no papel de Pôncio Pilatos 
em A Última Tentação de Cristo,
filme polêmico de 1988
de Martin Scorsese






Também de “Aladdin Sane” vem a imagem que os curadores Victoria Broackes e Geoffrey Marsh escolheram para o cartaz da exposição “David Bowie is”. Muitos fãs do artista que já foi chamado de “Camaleão do Rock” vão concordar que talvez seja mesmo a imagem mais emblemática entre tantas: aquela fotografia em que Bowie aparece com o peito nu e os cabelos ruivos, antecipando o punk, com maquiagem violenta de raio com feixe azul e vermelho a atravessar a pupila dilatada de seu olho direito.


Ziggy Stardust e Aladdin Sane


A fotografia, estampada no cartaz da exposição, foi encomendada por Bowie em 1973 a Brian Duffy, para a capa de “Aladdin Sane”. A ideia da maquiagem foi do próprio Bowie, para destacar o detalhe de que seus olhos tem cores bastante diferentes, resultado de um acidente grave na adolescência, quando recebeu um soco numa briga e quase perdeu a visão, ficando com uma das pupilas permanentemente dilatada.

A capa de "Aladdin Sane" é a imagem mais reproduzida na mostra organizada pelo Victoria & Albert Museum: além do cartaz oficial, também aparece na série de 26 capas originais de discos e em dezenas de variações em provas de contato ampliadas. Talvez seja também uma das imagens mais simbólicas da exposição – entre tantas imagens de Bowie que deixaram marcas no imaginário coletivo no último meio século.







    Bowie no Victoria & Albert Museum:
    a partir do alto, um desenho de 1978
    de Bowie em um autorretrato e foto
    publicitária para Diamond Dogs, álbum
    de 1974, por Terry O'Neill. Acima, 
    The Archer, de 1976, fotografia de
    John Rowlands para a capa de From
    the Station to Station, que sempre
    foi apontada pelo próprio Bowie como
    uma de suas fotos favoritas. Abaixo,
    o camaleão fotografado em 1974 por
    Gijsbert Hanekroot durante uma
    gravação para a TV em Amsterdã,
    na Holanda; e uma seleção de imagens
    das instalações criadas para a
    exposição David Bowie is





Aladdin Sane”, como outras caracterizações incomuns na trajetória de Bowie, não é passado: parece o futuro, mesmo quando a gente sabe que a memória registra apenas o passado e que ela sempre desaparece – feito tudo na vida, feito lágrimas na chuva, como diria com nostalgia aquele outro andróide, anti-herói no “Blade Runner” de Ridley Scott.

No texto distribuído à imprensa para divulgar "David Bowie is", após enumerar considerações breves e acertadas sobre o pioneirismo de Bowie e sobre o pioneirismo da iniciativa promovida pelo Victoria & Albert Museum, ao reunir o acervo dos sonhos de todo fã, os curadores Victoria Broackes e Geoffrey Marsh revelam suas relações afetivas com a obra e com a música de Bowie. Foram estas relações afetivas, confessa Victoria, que manteve de pé o projeto contra todas as dificuldades – dificuldades e obstáculos que consumiram alguns anos de trabalho e dedicação antes que eles conseguissem concretizar a exposição.








Segundo Victoria Broackes, a dificuldade maior foi selecionar amostras entre os acervos que documentam Bowie e sua trajetória. Não somos acrobatas, mas concordamos que a melhor definição para esta viagem pela carreira de um artista importante e apaixonante como David Bowie é uma sensação – um salto mortal triplo executado sem rede”, explica Victoria, reconhecendo que a dificuldade maior da curadoria foi reduzir o vasto material e não ampliar o leque de referências diretas e indiretas que Bowie representa na música, na arte, na cultura e no comportamento de nossa época.

Entre tanta variedade e diversidade, a estratégia da curadoria foi priorizar objetos e imagens mais valiosos por seu valor histórico, por ser raridade como peça original ou pela sua importância como inédito. Mesmo contrariando os gostos mais conservadores, a chegada de David Bowie ao acervo do Victoria & Albert Museum estabelece um precedente que surge como forte referência para novas mostras sobre personalidades do rock e da cultura pop, além de marcar um novo recorde: mais de 50 mil ingressos foram vendidos com antecedência, antes mesmo da abertura da exposição. De Marte ou de outro ponto relativo no espaço sideral, mister Ziggy deve ser só felicidades.


por José Antônio Orlando.


Para uma visita virtual à exposição no Victoria & Albert Museum, clique aqui.

Para visitar o site oficial de David Bowie, clique aqui.





    No alto, a lendária fotografia de Brian Duffy
    para a capa do álbum Aladdin Sane, de 1973,
    seguida pelas provas de contato do ensaio e por
    uma camiseta inovadora que provocou polêmica
    e marcou época: Face, criada em 1976 pelos
    designers John Dove & Molly White

15 comentários:

  1. Amei. Me senti visitando a exposição ao som de Bowie e viajando em cada imagem e cada instalação. Por acaso alguém já comentou que este Semióticas é o máximo?

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  2. Fantástica e a exposição e seu texto mais ainda. Tudo lindo: texto, fotos, blog. Parabéns demais. Um amigo que é super fã do Bowie é que me convidou para visitar este seu blog incrível. Ele me disse que a exposição do V&AM está agendada para vir ao Brasil no começo de 2014. Você sabe disso? Está confirmado?
    De novo parabéns. Virei fã de carteirinha já na primeira visita. Valeu!

    Edgard de Sousa

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    Respostas
    1. Caro Edgard: sou grato pelos elogios. Seja sempre muito bem-vindo.
      Sobre a exposição, no site do V&AM consta somente que o evento é itinerante e que, depois da temporada em Londres, de 23 de março e até o dia 11 de agosto, a mostra segue para os Estados Unidos e depois para a América do Sul. Mas não há informações sobre datas e locais. Tomara que o Brasil esteja mesmo na rota de "David Bowie is".
      Forte abraço.

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  3. Bacana, Mestre. Fico feliz com sua resposta e torcendo para que o Brasil esteja na rota de Ziggy. De novo parabéns por esta beleza de Semióticas. Valeu!

    Edgard de Souza

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  4. Que viagem! Amei. Nunca tinha encontrado nada igual. Tudo lindo em uma aula sobre Bowie. Aliás, um curso inteiro. Beijos, professor.

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  5. Adorável texto, caro Zé Antônio, adorável. Gostaria de ver esta exposição, enfim...
    Abraços, querido amigo

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  6. Parabéns, José. Seu blog é fantástico e preciso confessar que, eu mesmo sendo fã do Bowie há mais de um século, só agora descobri aqui, neste seu muito belo artigo com título muito apropriado, "Bowie no museu", um mundo de coisas importantes sobre ele. Tiro o chapéu para as altas viagens deste Semióticas. Grandes e importantes descobertas. Parabéns, parabéns!

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  7. André Luiz dos Santos6 de julho de 2013 12:16

    Amei. Bowie é obra de arte! Parabéns pelo blog Sensacional! Virei fã de carteirinha e já estou viajando por aqui há horas...

    André Luiz dos Santos

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  8. Mal posso esperar para visitar esta exposição de Bowie no MIS. Esta sua página incrível de Semióticas é um aperitivo incrível, mas preciso ver tudo ao vivo e em cores. Parabéns, Semióticas. Tudo aqui é melhor do que qualquer material que já encontrei em jornal e revistas. Sou fã de Bowie desde sempre e agora também sou fã deste Semióticas. Valeu!

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  9. Amo Bowie! Agora também amo este Semióticas desde a primeira visita. Tudo por aqui é inteligente e sofisticado. O melhor blog que visito em muito tempo. Parabéns, lindo!
    Vanessa Moreno

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  10. Amei tudo. Parabéns, seu blog Semióticas é um espetáculo.

    Cláudia Guimarães

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  11. Cristina Pimentel20 de maio de 2015 12:09

    Também amei tudo no site e virei fã, mas esta matéria sobre meu deus David Bowie está um espetáculo como poucas vezes encontrei na Web. Queria ter encontrado esta matéria de Semióticas, e o site, antes de ter visitado a exposição em São Paulo. Beijos de

    Cristina Pimentel

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  12. Lúcia Andréia de Alvarenga Peixoto11 de janeiro de 2016 09:41

    Melhor de todas as matérias que já encontrei sobre David Bowie. Linda e sensacional. Acho que o próprio Ziggy teria elogiado com beijos e aplausos se tivesse visto. Agradeço de coração, José. Este Semióticas é o máximo. Show!!!

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  13. Vc sumariza a Space Oddity com precisão. Pra mim, o cara foi um constante "pretérito do futuro", ao ponto de inventar outros futuros... Um Corpo Sem Ógãos musico-reluzente, um Übermensch simultâneo de Pop, Underground e Subversão... Enfim, Transcodificação dos Valores, Leitura a Contrapelo do Contemporãneo Mais Que Inusitado... David-Circulador-De-Fulô...

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  14. Tive o privilégio de visitar a exposição em São Paulo [2014] e foi uma viagem. Sensacional!

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