9 de agosto de 2018

Retratos da União Soviética













Alguns dos principais teóricos da imagem têm em comum a máxima de que toda grande fotografia representa um momento libertado do tempo –– uma definição que tem menos de surrealismo e muito mais de realismo, como se poderia supor à primeira vista. Se pudéssemos ver em detalhes o que aconteceu antes e depois daquela cena registrada, a realidade da imagem já seria outra, por certo, dissolvida por sua vez em outros acontecimentos passageiros e perdidos para sempre em ondas sucessivas ou simultâneas de movimentos, de imagens, de ruídos. Em vez disso, o fotógrafo conseguiu preservar aquele único instante, aquele enquadramento que nunca mais vai se repetir no tempo e no espaço –– o que pode elevar a imagem fotografada do mais simples ao mais precioso e sublime, ou mesmo conferir a ela um poder quase de devoção religiosa diante do que nunca mais irá se repetir existencialmente.

Não é só que o tempo congelou, mas toda aquela complexidade que, ao interromper seu fluxo, a câmera revela e preserva: um brilho estático, quase sobrenatural, um momento parado na quietude, um silêncio, uma reverência na qual derramamos nossas crenças e nossas interpretações motivadas por questões pessoais, sentimentais ou estéticas, documentais, ideológicas. Quando estamos frente a frente com o trabalho realizado por um grande fotógrafo, esta percepção de um momento libertado do tempo é quase sempre permanente, muitas vezes inevitável, como demonstram as imagens reunidas em duas exposições itinerantes que estão na agenda de Belo Horizonte e outras capitais brasileiras, ambas apresentando imagens do século passado na antiga União Soviética, ou URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas –– CCCP, na sigla em russo), que teve sua vigência de 1922, no período posterior à Revolução Russa de 1917, até a dissolução oficial em 1991, quando 12 das repúblicas até então associadas tornaram-se independentes da Rússia.






.




Retratos da União Soviética: no alto e
acima, fotografias da Rússia na exposição
O último império, de Serguei Maksimishin.
Na primeira, trabalhadores no Monastério
Aleksandro-Svirski, na região de São Petersburgo,
carregam uma moldura com pintura sobre a cena
bíblica da crucificação de Cristo para a montagem
de uma exposição em 2002; na segunda
fotografia, uma vista da praça central na cidade
de Krasnokamensk, região de Zabaikalski,
em 2006; na terceira, uma ovelha é arrastada
para o sacrifício na celebração muçulmana
do Eid Al-Adha em São Petersburgo, 2004.

Abaixo, duas fotografias de Viktor Akhlomov,
apresentadas na exposição A União Soviética
através da câmera: na primeira, jovens sobre
uma estátua de Stalin derrubada em um
parque de Moscou, em 1991; na segunda,
uma vista sobre a Kalinin Avenue, em
Moscou, em fotografia de 1977















As fotografias mostram cenas mais poéticas que prosaicas e por vezes enigmáticas nas exposições “A União Soviética através da câmera”, que selecionou um total de 120 imagens em preto e branco de seis veteranos da fotografia, cinco da Rússia e um da Lituânia, e “O último império”, com 65 instantâneos mais contemporâneos e em cores de Serguei Maksimishin, registrados a partir da década de 1990. Os seis fotógrafos da primeira exposição, que retratam o período conhecido como “degelo soviético”, de 1956 a 1991, sob curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, têm em comum uma visão humanista e otimista sobre a vida cotidiana: são eles Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev, Vladimir Bogdanov, Yuri Krivonossov, Victor Akhlomov e Antanas Sutkus. Em contraste com os seis mestres veteranos da primeira exposição, Maksimishin tem registros mais jornalísticos, mas a composição elaborada de cores e enquadramentos imprevistos retiram suas imagens do lugar comum mais usual que, com frequência, encontramos em publicações de jornais e revistas. 



Imagens do “país fantasma”



A curadoria da exposição “A União Soviética através da câmera”, no informe distribuído à imprensa, usa uma expressão incomum para se referir ao antigo Estado Soviético: “país fantasma”. Incomum mas não inadequado, já que a dissolução da União Soviética em 1991 criou, de fato, uma fantasmagoria: o estado com a maior abrangência territorial e geopolítica do século 20, não mais existente, ficou no passado e deixou margens para que as fronteiros entre o real e o abstrato permaneçam apenas como registros da memória que as fotografias, e a História, presentificam. “Através do olhar de fotógrafos diferentes, a exposição propõe uma reflexão sobre a vida cotidiana deste ‘pais fantasma’, do Degelo de Khrushchov à Perestroika de Gorbatchov, assim como sobre o papel singular exercido pela fotografia na sociedade soviética pós-stalinista”, destacam os curadores. 






Retratos da União Soviética: acima e abaixo,
três fotografias de Vladimir Lagrange na
exposição A União Soviética através da câmera.

Acima, Mãe, fotografia de 1966; abaixo,
Jovens bailarinas, de 1963, e os estudantes
reunidos em 1962 em Comemoração na
Praça Vermelha, em Moscou












Diante da diversidade de autores e de obras que as duas exposições reúnem, é importante destacar a herança construtivista que todos eles possuem, com ressonância em nomes que marcaram época e permanecem como referência incontornável como Serguei Eisenstein (1898-1948), Dziga Vertov (1896-1954), Alexandr Rodchenko (1891-1956) e outros grandes mestres das artes em geral e do cinema e da fotografia em particular –– expoentes das vanguardas no período posterior à Revolução de 1917 e que exerceram influência central, muito além de suas fronteiras geográficas ou políticas, nos principais movimentos que estão na origem do que chamamos de Arte Moderna e nas expressões vigentes da abrangência de áreas como a arquitetura e o design industrial no último século.

Ao contrário do culto às autoridades e aos desfiles cívicos para reverência à pátria dos tempos de Josef Stalin, no período de 1937-1953, o que os retratos selecionados da antiga União Soviética colocam em cena é a vida social no cotidiano de pessoas comuns por trás do que, durante décadas, o mundo do Ocidente conhecia como “Cortina de Ferro”: trabalhadores, homens e mulheres em cenários indistintos, crianças em salas de aula, pais brincando com os filhos, adolescentes em momentos de lazer, o movimento urbano de ruas e praças. O intervalo de tempo que a exposição acompanha, de 1956 a 1991, tem quase a mesma extensão da chamada “Guerra Fria”, deflagrada no pós-guerra, no final da década de 1940, quando Estados Unidos estabelecem a “Doutrina Truman” como tentativa de travar a expansão soviética e intensificam o conflito mundial pela influência ideológica –– mas o tema da “Guerra Fria” parece ter sido sistematicamente excluído das imagens selecionadas.









Retratos da União Soviética: quatro fotografias
de Antanas Sutkus na exposição "A União
Soviética através da câmera". Acima e abaixo,
crianças na Lituânia: Alunas de ginástica,
de 1963, Mão materna, de 1965;
O pequeno Ignalina, de 1964;
e a destituição do posto da estátua de Lênin
de uma praça em Moscou, fotografia de
1991 nomeada pelo autor como
Adeus aos camaradas do partido











Ausências e esquecimentos



Como muitas vezes acontece, contudo, nem sempre o retrato é fiel e completo em relação ao que é retratado. Também estão ausentes da exposição "A União Soviética através da câmera”, entre outras questões e acontecimentos que fizeram a História, imagens ou referências às multidões em mobilizações políticas ou mesmo às grandiosas campanhas militares da expansão da URSS, que formou o país de dimensões continentais, assim como foram sintomaticamente esquecidas nos acervos pesquisados pela curadoria todas as cenas de comoções populares diante das surpreendentes investidas da União Soviética durante a corrida pela conquista do Espaço Sideral.

Há somente uma única menção direta às imagens heroicas e lendárias do período em que os soviéticos tomaram a dianteira frente aos norte-americanos e enviaram para além da atmosfera terrestre as primeiras espaçonaves que no imaginário popular pareciam saídas da imaginação mirabolante de artistas da ficção científica. São ignoradas imagens lendárias do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1 (de 1957), do primeiro animal a orbitar o Planeta Terra, a cadela Laika (em 1957), e da primeira nave que fez um pouso na Lua, a sonda Luna E-6M (em 1966). A única referência à corrida espacial está em uma imagem do primeiro homem a viajar pelo espaço – o astronauta Yuri Gagarin, fotografado por Leonid Lazarev em 1961, na Praça Vermelha, em Moscou, com o secretário geral do Partido Comunista, Nikita Khrushchov. As cenas que marcaram época com as reações das multidões, perplexas ou incrédulas, que segundo relatos célebres de muitos historiadores assistiram aos acontecimentos, em projeções em teatros, em televisores instalados em pontos comerciais e em desfiles organizados com toda pompa e circunstância, foram solenemente ignoradas pela curadoria.







Retratos da União Soviética:duas fotografias de
Leonid Lazarev na exposição "A União Soviética
através da câmera". Acima, o astronauta Yuri Gagarin
fotografado 
em 1961, na Praça Vermelha, em Moscou,

com o secretário do Partido Comunista, Nikita Khrushchov.
Abaixo, Lembranças da infância, fotografia de 1957









Vladimir Lagrange, talvez o mais conhecido dos seis fotógrafos reunidos na exposição, por conta da comercialização desde 1963 de seu trabalho como fotojornalista por publicações alemãs como a revista “Freie Welt”, tem um pequeno mas revelador depoimento sobre a vida cotidiana na “Cortina de Ferro” da URSS exibido ao lado de uma de suas fotografias. “Havia uma vida pessoal: pais, casa, trabalho, amor, filhos, amigos”, relata Lagrange. “E a vida do país: slogans, reuniões, obrigações, condecorações, planos do partido e do povo. Não ficávamos surpresos, pois éramos habituados a viver assim. Não conhecíamos outra vida. Pensavam por nós, nos privavam de qualquer autonomia, tudo era familiar, cada um fazia o seu trabalho. E sempre recordo de algumas palavras que faziam parte de nossa vida cotidiana: Stalin, queda de preços (o que todos esperávamos), querosene, abrigo antiaéreo, jornal Pravda, lenha, filas e assim por diante”. 



Pessoas comuns e mudanças de hábitos



Os seis fotógrafos reunidos na mostra “A União Soviética através da câmera” pertencem à mesma geração, nascidos após a Revolução de 1917, nas décadas de 1920 e 1930, e todos conquistaram prêmios importantes dentro e fora das fronteiras da Rússia. O mais velho, Yuri Krivonossov, que nasceu em Moscou, em 1926, ganhou notoriedade exatamente em 1953, ano próximo do período inicial da mostra, quando publicou na revista soviética “Ogonek” uma fotografia histórica que retrata o funeral de Stalin. Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov nasceram em 1937, Victor Akhlomov e Vladimir Lagrange em 1939. O único dos seis fotógrafos que não nasceu na Rússia foi também o mais censurado: Antanas Sutkus nasceu em 1939 na Lituânia e, assim como todos os outros, permanece na ativa, à exceção de Akhlomov, morto em 2017.
 






Duas imagens de Vladimir Bogdanov selecionadas
para a exposição A União Soviética através da
câmera
: acima, Primeiros passos em Moscou,
fotografia de 1976. Abaixo, Meninos em Moscou,
fotografia do ano de 1989








Considerado o fotógrafo mais importante de seu país, Sutkus mantém, desde 1976, entre outros projetos, uma série contínua e monumental de referência em estudos de antropologia, ainda sem similares em outros países. Intitulada “Pessoas da Lituânia”, o projeto de Sutkus registra cidadãos comuns em uma proposta de estudo comparado para documentar as pessoas e as mudanças de hábitos cotidianos. Ao que se sabe, Antanas Sutkus teve durante décadas seu trabalho sistematicamente arquivado e não autorizado para publicação na URSS, exatamente porque registrava sempre pessoas comuns em cenas prosaicas, ao invés dos trabalhadores e dos cidadãos tidos como modelos idealizados pelo regime soviético. Nos últimos anos as fotografias de Sutkus ganharam retrospectivas no Victoria & Albert Museum da Inglaterra e em outros grandes museus da França, Dinamarca e Estados Unidos. 



O diferencial da cor e o “choque cultural”



Assim como os seis veteranos reunidos na primeira mostra, Serguei Maksimishin retrata cenas da vida cotidiana na exposição “O último império”, também sob curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova. Nascido na Rússia, em 1964, e considerado um dos principais fotógrafos das novas gerações de seu país, Maksimishin estreou na fotografia com publicações em jornais e revistas da Rússia e de outros países no começo da década de 1990, assim que concluiu seus estudos na Universidade de São Petersburgo, simultaneamente aos novos tempos da Perestroika instituída por Mikhail Gorbatchov. Com o diferencial da cor, as 65 fotografias selecionadas também revelam cenas com pessoas comuns em situações aparentemente corriqueiras –– mas destacam a performance de virtuose do fotógrafo em composições, luminosidades e enquadramentos que impressionam à primeira vista.










Retratos da União Soviética: acima, duas
imagens de Yuri Krivonossov, "Meninos
mergulham em frente ao Kremlin",
fotografia de 1960; e "Crianças durante
a celebração dos 40 anos do movimento
Pioneiros", fotografia de 1962.

Abaixo, duas fotografias de Maksimishin:
na primeira, Estudantes em sala de aula
na Faculdade de Teologia do Daguestão,
em 2004; na segunda, soldados crianças
em frente ao monumento da Fonte Amizade
dos Povosem Moscou, em 2005










As diferenças culturais do país continental em relação aos hábitos mais comuns dos países do Ocidente também sobressaem no trabalho de Maksimishin. O fotógrafo esteve no Brasil para a abertura de sua primeira exposição na América Latina, em maio, na Caixa Cultural de São Paulo, e surpreendeu quando declarou, em várias entrevistas, que em sua formação como fotógrafo e no “choque cultural” representado pelas imagens selecionadas de seu país, ele reconhece apenas um professor principal de fotografia: o escritor Nikolai Gogol (1809-1854), autor de grandes clássicos da literatura universal, publicados pela primeira vez exatamente na mesma época em que, por coincidência histórica, também surgiam os primeiros experimentos de registros fotográficos. Entre estes grandes clássicos que Gogol escreveu e publicou estão romances, contos e peças de teatro, tais como “Almas Mortas” (1842), “O Inspetor Geral” (1836), Taras Bulba” (1934), “O Diário de um Louco” (1835), “O Capote” (1942), “O Retrato” (1842) e outras obras-primas.

Se considerarmos que a literatura de Gogol inaugurou o realismo no Império da Rússia do século 19, influenciando todos os escritores que vieram depois dele, inclusive de outras línguas e de outras nacionalidades, como o brasileiro Machado de Assis, com rasgos de absurdo, de humor amargo e de uma percepção onírica da vida em sociedade que seriam retomados como uma das principais influências do surrealismo, a referência de Maksimishin parece bastante adequada –– com os detalhes imprevisíveis de temas e de composições que suas fotografias revelam. Em uma delas, para ser mais preciso na descrição, o que vemos em primeiro plano é uma pessoa vestida como um personagem do programa infantil de TV Teletubbies, produzido pela BBC de Londres no final da década de 1990, em frente a uma pequena igreja isolada em um povoado do interior da Rússia. O Teletubbie, vestido de vermelho, está em destaque no centro da fotografia; à direita, saindo do enquadramento, uma longa fila de mulheres e crianças caminha para a entrada da igreja em ruínas.


por José Antônio Orlando.


Como citar:

ORLANDO, José Antônio. Retratos da União Soviética. In: Blog Semióticas, 9 de agosto de 2018. Disponível no link http://semioticas1.blogspot.com/2018/08/retratos-da-uniao-sovietica.html (acessado em .../.../...). 


Para comprar o livro "Breve história da União Soviética",  clique aqui. 











O último império: acima, Igreja no vilarejo,
fotografia de 2003 de Serguei Maksimishin.

Abaixo, o fotógrafo na abertura da exposição
em São Paulo, em maio de 2018, em
fotografia de Valéria Gonçalvez, e uma de
suas fotografias que registra outra cena incomum
no cotidiano da Rússia: dois executivos no
teleférico de acesso para as montanhas
Vorobyovy em Moscou, 2004
 










9 comentários:

  1. Maria Alice Patalano10 de agosto de 2018 às 11:02

    Cada nova publicação que encontro aqui neste Semióticas é um prazer e uma descoberta. Um prazer porque é tudo muito lindo, imagens e textos impecáveis que acrescentam, revelam, fazem a gente pensar. E uma descoberta porque são temas imprevisíveis e sempre surpreendentes. Sou fã. Parabéns. Que sua vida seja longa e repleta de felicidades em gratidão pelo que você compartilha.

    Maria Alice Patalano

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com este material precioso e com suas análises tão precisas e plurais. Imagens maravilhosas. Parabéns de novo.

    Maralisa Cardoso

    ResponderExcluir
  3. Paulo Roberto Nicarelli23 de agosto de 2018 às 19:02

    Uau! Cheguei aqui pensando que iria encontrar uma coisa e encontrei outra muito diferente. Altíssimo nível e seleção de imagens de tirar o fôlego. Me transformei em fã deste blog Semióticas já nesta primeira visita. Tudo aqui impressiona pela beleza e pela sabedoria. Parabéns. Enviei um pedido para seu email. Aguardo resposta e desde já agradeço. Paulo Roberto Nicarelli

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar. Visitei esta exposição dos cinco fotógrafos da URSS quando ela esteve em temporada no Rio, mas aqui no blog você conseguiu selecionar as imagens mais marcantes e apresentou um contexto histórico que faz toda a diferença para entender melhor o assunto. Este blog Semióticas é um espetáculo. Sempre elogio, compartilho e recomendo a todos os meus amigos. Sou fã desde a primeira visita que fiz.

    Juliano Gomes

    ResponderExcluir
  5. Vou registrar só um pequeno comentário: acho que este Semióticas é o melhor site entre todos os que acompanho e leio. É melhor até do que os sites de revistas e jornais, que ultimamente abandonaram o conteúdo e a análise e só publicam futilidade e coisas medíocres. Parabéns pelo alto nível de suas postagens e pela beleza e sabedoria que você compartilha. Sucesso!

    Denise Gonçalves

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais. Uma aula de fotografia. Valeu! Mariana Murad

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem. Seleção de imagens belíssima e um texto de alto nível que consegue ser extremamente político sem ser panfletário. Virei fã deste blog Semióticas nesta primeira visita. Parabéns demais.

    Ana Valéria Brandão

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia nenhum destes fotógrafos, mas o recorte apresentados e as amostras do trabalho de cada um não deixa qualquer dúvida sobre o alto nível e sim, sobre a genialidade de cada um deles. Muito obrigado por você compartilhar beleza e sabedoria. É um espetáculo este blog Semióticas. Parabéns!

    Maria Angela Machado

    ResponderExcluir
  9. Antonio Munhoz Gonçalves9 de março de 2024 às 10:27

    Vou registrar aqui que tudo neste blog Semióticas é um espetáculo. Esta postagem sobre grandes fotógrafos da antiga União Soviética e da Rússia moderna, que só hoje encontrei, é de uma beleza e de uma lucidez que valem por uma aula. Ou talvez um curso inteiro. Parabéns pelo alto nível.

    Antonio Munhoz Gonçalves

    ResponderExcluir

( comentários anônimos não serão publicados )

Todas as páginas de Semioticas têm conteúdo protegido.

REPRODUÇÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDA.

Contato: semioticas@hotmail.com

Outras páginas de Semióticas