quarta-feira, 2 de julho de 2014

O primeiro Warhol on-line










Quase 30 anos depois de sua morte, em 1987, Andy Warhol, o Midas da Pop Art, continua surpreendente. A cada ano surgem novidades e obras-primas no acervo do artista, algumas desconcertantes até mesmo para seus biógrafos e para os curadores de sua memorabilia. Entre as mais recentes, houve, em 2013, a surpresa de uma coleção de 300 belos desenhos inéditos do jovem Warhol  –  descoberta pelo curador alemão Daniel Blau nos arquivos da Andy Warhol Foundation, em Nova York. Agora, a última novidade são as experiências pioneiras de mister Warhol com a arte em computadores: uma série de obras criadas por ele em um Commodore Amiga 1000, o primeiro modelo lançado no mercado, em 1985.

As primeiras obras digitais de Warhol, até então desconhecidas, foram recuperadas a partir de antigos disquetes do museu norte-americano que conserva seu espólio em sua terra-natal, Pittsburgh, Pensilvânia. Autenticada como criação original pelos especialistas e pesquisadores do Andy Warhol Museum of Art, a série conta com 12 trabalhos digitais feitos por Warhol – e, não por acaso, inclui os temas favoritos do artista: seus autorretratos, que anteciparam em muitas décadas a moda atual dos "selfies", retratos de Marilyn Monroe em policromia, recriações de obras-primas da história da arte, variações sobre imagens publicitárias das latas de sopa Campbell e das bananas da capa do LP do Velvet Underground e também manipulações sobre fotos da musa de Warhol na época, a atriz e cantora Debbie Harry, da banda Blondie.

Vista pelo público atual, que convive com todo o avanço dos equipamentos digitais e com a popularização dos filtros do tipo Instagram, a série pode parecer corriqueira e até primitiva – mas ganha outro sentido quando se descobre que foi a primeira série de pinturas e desenhos realizada diretamente em computadores. A história da descoberta desta façanha com os primeiros computadores começou em 2011, quando o nova-iorquino Cory Arcangel, pesquisador de arte e tecnologia, descobriu no Youtube um documentário de dois minutos em que o próprio Warhol, em 1985, experimentava em um computador a fusão de efeitos cromáticos sobre imagens de Debbie Harry (veja o documentário no final deste artigo).








O primeiro Warhol on-line: amostras
da arte pioneira de Andy Warhol
em um computador Commodore
Amiga 1000 em 1985. No alto, a
primeira imagem de Marilyn Monroe
colorizada em computador por Warhol.
Abaixo, Warhol e Debbie Harry
na apresentação do equipamento
no Lincoln Center de Nova York








O vídeo que Arcangel viu fez parte da campanha de marketing para o lançamento mundial do Amiga 1000 e está citado nas biografias de Warhol, mas sem nenhum destaque de importância por parte de seus biógrafos. Três décadas depois, graças à curiosidade de Cory Arcangel, se descobre que, mais que uma peça publicitária, o vídeo registra mais uma interface do gênio inventivo de Warhol – suas experiências estão, na verdade, no centro de desenvolvimento do que passaria nas décadas seguintes a ser chamado de arte digital, e Warhol, personalidade da Pop Art, surge agora como nome central na invenção de processos e ferramentas que dariam origem a vários softwares hoje populares e às mais avançadas técnicas do Photoshop.



Disquetes inacessíveis



Ao assistir ao vídeo no Youtube, Cory Arcangel quis saber o que fora feito do retrato de Debbie Harry. As investigações o levaram ao Andy Warhol Museum, onde a curadora Tina Kukielski informou que uma única cópia da imagem teria sido impressa por Warhol e estava há anos em exposição no próprio museu – mas ninguém sabia do destino das outras obras digitais produzidas nas tais experiências pioneiras de Warhol. Arcangel não desistiu e continuou a busca fazendo contato com outras instituições e com representantes da empresa que fabricou em 1985 o Commodore Amiga 1000 – e que iria à falência poucos anos depois, superada pela concorrência, especialmente pelo Macintosh da Apple, que chegou ao mercado no final de 1984. 







 
Com apoio de Kukielski e da Universidade de Pittsburgh, Arcangel montou uma equipe de investigação e, depois de meses de trabalho, descobriram que as obras digitais de Warhol estavam intactas, gravadas em disquetes flexíveis para armazenamento de dados, antigos e obsoletos, que haviam sido transferidos para o mesmo museu em 1994 e guardados em um depósito de acesso restrito. O trabalho seguinte foi um desafio mais minucioso e difícil: encontrar equipamentos compatíveis para “ler” e “imprimir” o conteúdo dos disquetes que até então estavam arquivados com o rótulo de “inacessíveis”.

O breve documentário disponível no Youtube, que registra a experiência pioneira de Warhol em 1985, é também uma aula sobre o processo criativo do artista. A sessão, apresentada para imprensa e convidados no Lincoln Center, em Nova York, começa com Warhol capturando através do computador imagens de Debbie Harry. Depois, manipula as imagens na tela, testando alguns dos comandos no teclado do equipamento. 







Warhol no computador: acima,
Cory Arcangel (de boné azul) à
frente da equipe que resgatou os
antigos disquetes com os trabalhos
que Warhol realizou em 1985.
Abaixo, Warhol fotografado para
a capa da revista promocional
lançada também em 1985 para
anunciar o Commodore Amiga
1000; Steve Jobs, co-fundador da
Apple Computer, com o equipamento
que apresentou a Andy Warhol em
1984; e a viúva de John Lennon,
Yoko Ono, com o filho Sean e os
amigos Keith Haring,
Andy Warhol e outros



 
 


Manipulações de forma e cor



Pelas imagens do documentário de 1985 é possível perceber que os resultados, visualizados na tela do computador, lembram bastante as estampas em serigrafias de estrelas como Marilyn e Elvis – com as variações que Warhol explorou quase ao infinito, desde a década de 1960, em suas permutações de cor. Com uma diferença: Warhol estava começando o que nenhum outro artista havia feito antes.

A desenvoltura que Warhol demonstra, no vídeo, diante dos comandos do Commodore Amiga 1000, também deixa claro que o artista já havia adquirido uma certa “intimidade” com o equipamento. Aliás, o que se sabe é que o Commodore Amiga 1000 nem foi o primeiro computador que Warhol testou. Na biografia de Steve Jobs (lançada no Brasil pela Companhia das Letras), o autor, Walter Isaacson, descreve alguns dos encontros entre Warhol e o biografado e também a primeira vez que o artista interagiu com a novidade da tecnologia de computadores.









O primeiro contato de Andy Warhol com um computador, segundo o relato de Isaacson, aconteceu no dia 9 de outubro de 1984, na festa de aniversário de nove anos de Sean, filho de John Lennon e Yoko Ono. Foi durante a reunião de amigos, no apartamento em que o casal morou, no famigerado edifício Dakota, em Nova York. Naquela noite, os diálogos entre Jobs e Warhol, de acordo com o biógrafo, foram tão breves quanto enigmáticos.

No meio das estrelas das artes e do cinema presentes no encontro, Jobs, co-fundador da Apple Computer, levou de presente para Sean um computador Macintosh. Warhol observa, no começo sem muita curiosidade, quando Jobs mostra a Sean como trabalhar com a máquina. Assim que o garoto se distrai com outros presentes, Warhol, incentivado pelo amigo e artista do grafite Keith Haring, toma seu lugar na frente do equipamento, enquanto Jobs tenta explicar como tudo funciona e como usar um mouse. 
















A arte pioneira de Warhol no
Commodore Amiga 1000: acima,
o artista em autorretratos e uma
de suas fixações, as latas de sopa
Campbell. Abaixo, suas primeiras
versões de testes no computador
para os retratos de Marilyn e
para a Vênus de Boticelli;
o equipamento original usado
pelo artista, em foto de 1985;
e o documentário que registra
as primeiras experiências que
Warhol em computadores




 






Walter Isaacson descreve a felicidade de Steve Jobs com o interesse que ele viu o equipamento despertar em Andy Warhol. Demorou um pouco, naquela noite, mas finalmente Warhol mostrou habilidade com a nova ferramenta e ficou ali, desenhando na tela, durante horas, como uma criança encantada com um brinquedo novo. Poucos meses depois, Warhol, artista profissional, atento aos desafios de sua época, fecharia contrato com os concorrentes de Jobs para a apresentação comercial do Commodore Amiga 1000 no Lincoln Center.


por José Antônio Orlando.



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video














8 comentários:

  1. Que show!!! Amo a Pop Art, amo Warhol. Agora também amo este Semióticas, site maravilhoso. Que show!!!
    Letícia de Sá

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  2. Carlos Eduardo Coqueiro4 de julho de 2014 10:02

    Parabéns, professor. Outro artigo tão sensacional quanto suas aulas. Aprendo muito a cada visita ao Semióticas. Agradeço demais. Saudades. Abração!

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  3. Esse Warhol é mesmo surpreendente. Isso dele estar na origem das mídias digitais é quase inacredita´vel. Parabéns pelo blog, Semióticas. Show!

    Aloisio Ferreira

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  4. Parece que o Andy Warhol é uma exceção naquela história de 15 minutos de fama. Para ele são os 15 minutos mais demorados e eternos. Adoro este Blog Semióticas. Tudo aqui é sensacional. Virei fã.

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  5. Marcilene de Castro18 de julho de 2014 11:08

    Semióticas continua a ser o meu site preferido entre todos os que acompanho. Agradeço muito por tanta beleza e tanta sabedoria compartilhada, professor José Antonio Orlando. Saudade de suas aulas incríveis!

    Marcilene de Castro

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  6. Warhol é mesmo surpreendente, tanto quanto este blog Semióticas. Parabéns pela alta qualidade. Também virei fã.
    Roberto Leone

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  7. Carmen Lúcia Moreira2 de março de 2016 18:11

    Sensacional este blog Semióticas e que maravilha descobrir mais esta incrível notícia sobre meu ídolo Andy Warhol. O cara era genial em tudo. Agradeço por sua gentileza em compartilhar tanta sabedoria e beleza por aqui, José. Parabéns pelo alto nível.

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